Continua após publicidade

Você já conhece a função anti enjoo do iPhone? Veja como ativar

A nova funcionalidade da Apple, disponível no iOS 18 para iPhone e iPad, promete ajudar a evitar náuseas em viagens de carro

Por Juliana Morales 17 out 2024, 19h00
S

e você sofre de enjoo quando está no carro ou transporte público, precisa conhecer a nova funcionalidade da Apple. O recurso chamado “Dicas de Movimento do Veículo” foi desenvolvido para que os usuários consigam usar o aparelho durante trajetos sem sentir náuseas. A tecnologia está disponível no iOS 18 para iPhone e iPad. 

O sistema da Apple usa os sensores presentes para detectar os movimentos do carro e, a partir disso, gera pontos animados que aparecem nas bordas da tela para como dicas visuais, que representar as mudanças de movimentos.

Isso promete diminuir o conflito sensorial entre o que vemos na tela e o que o corpo sente conforme o carro se desloca – evitando, assim, os desconfortos que, normalmente, acontecem em viagens longas.

Como ativar a função anti enjoo do iPhone?

Se você tem o  iOS 18 instalado no seu iPhone, basta seguir alguns passos simples para ativar o recurso  “Dicas de Movimento do Veículo”. É bem fácil. 

  • Vá em ajustes;
  • Clique em ‘acessibilidade’;
  • Vai na opção ‘movimento’;
  • Depois em ‘Dicas de movimento do veículo’;
  • Aí você poderá  escolher a opção de configurar o sistema para funcionar sempre ou apenas quando o movimento for detectado.

Por que algumas pessoas têm enjoo quando andam de carro?

Algumas pessoas apresentam enjoo, tontura e dor de cabeça, quando andam de carro. Esses sintomas podem indicar o quadro de cinetose, popularmente conhecido como enjoo  do movimento. Eles são desencadeados quando há algum conflito nas informações sensoriais relacionadas à visão, ao equilíbrio e à orientação espacial. É como se os nossos olhos, ouvidos e outros sentidos não conseguissem acompanhar o movimento.

Em entrevista à CH sobre o tema, Nathália Prudencio, médica otorrinolaringologista especialista em tontura e zumbido, explicou que as causas da cinetose não são bem esclarecidas, mas o problema é observado com maior frequência em algumas populações, por exemplo, em mulheres. “É comum também em crianças entre 2 e 12 anos, mas, nesses casos, o quadro tende a melhorar conforme elas crescem”, diz a especialista.

Continua após a publicidade

Neste link aqui você confere mais dicas, além do recurso do iPhone, para evitar enjoo do movimento.

 

 

 

 

Publicidade