Você está se protegendo nas redes sociais? Veja como reforçar a segurança

Estar informado também é uma forma de se defender contra crimes online!

Por Juliana Morales 2 ago 2025, 20h00
A

s redes sociais podem ser um ambiente muito legal de troca e criação, mas é preciso ter um olhar cuidadoso para o uso delas. Já alertamos aqui na CAPRICHO que você não está protegido da violência sexual (e de outros crimes) por trás da tela do celular. Criminosos aproveitam a tecnologia e o anonimato na internet para aliciar jovens e se beneficiarem. 

Vale deixar claro que a ideia de falar sobre isso não é gerar pânico, tá? Na verdade, o intuito é trazer conteúdo e ferramentas que ajudem a nossa galera a se proteger mais. Afinal, estar informado também é uma forma de se defender. 

Por isso, elencamos processos e cuidados que podem ser seguidos para fortalecer sua segurança nas redes. Confira!

“Tranque a casa”

Assim como fechamos bem a porta antes de sair de casa, nas redes, é importante utilizar senhas fortes e únicas e ativar a autenticação de dois fatores para uma camada extra de segurança. 

Continua após a publicidade

Primeiro vive, depois posta

Para sua segurança, não publique sua localização em tempo real. Espere sair do restaurante ou balada para compartilhar com seus seguidores. E, caso deseje postar o trajeto de corrida/pedalada do dia, oculte o mapa.

E pense bem antes de publicar!

Não compartilhe fotos que mostrem o seu endereço, ou trajeto diário que você faz, ou detalhes da sua rotina, nem imagens que podem ser utilizados na recuperação de senhas.

Não confie em desconhecidos

A pessoa que você conheceu na internet pode ser um amor, mas isso não garante que ela tenha uma boa intenção. Outro erro é acreditar que não tem problema conversar com o desconhecido só porque ele é da mesma idade. Hoje, ferramentas de inteligência artificial possibilitam que adultos se passem por adolescentes na internet para enganar outros jovens, por exemplo.

Continua após a publicidade

Te explicamos melhor neste outro texto aqui sobre o método manipulador que criminosos usam para aliciar jovens na internet

Aproveite as ferramentas que as redes sociais oferecem

Diante dos crimes online que acometem nossa galera, as redes sociais são cobradas para ter mais responsabilidade em  proteger os jovens contra danos diretos e indiretos. A Meta, empresa responsável pelo Instagram, Facebook e WhatsApp, tem anunciado recursos de segurança para menores e a expansão de proteções das conta de adolescentes.

O Aviso de Localização no Instagram, por exemplo, permite que as pessoas saibam quando estão conversando com alguém que pode estar em um país diferente e foi criado para ajudar a proteger as pessoas de possíveis golpistas de sextorsão que, muitas vezes, mentem sobre o local onde moram. 

Continua após a publicidade

+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade