Vestibular: cuidados que você deve ter nas questões discursivas da 2ª fase
A clareza e objetividade nas respostas são fundamentais para o bom desempenho do estudante na segunda fase dos vestibulares. Veja dicas!
ara conquistar a tão sonhada vaga na universidade, é preciso percorrer um longo caminho de estudo e dedicação até o vestibular. Depois, é a hora de controlar o nervosismo e colocar todo o conhecimento em prática em algumas horas de prova. E pronto? Ainda não! Alguns vestibulares, como a Fuvest, ainda tem uma segunda fase para selecionar os alunos.
Nessa última etapa, aparecem as questões discursivas, que trazem diferentes desafios para os estudantes. É o momento de testar conhecimentos mais específicos, muitas vezes, mais voltados para a área escolhida pelo aluno, além de exigir que o candidato mostre suas habilidades de redação e argumentação.
Nesse período entre provas, os alunos costumam se dedicar a revisar os conteúdos que mais caem nas provas. Mas, assim como na primeira fase, é importante também pensar em uma estratégia de prova para esta segunda, que considere a gestão de tempo, para ter uma noção de quanto tempo dedicar a cada questão e para a redação. Além disso, é necessário estar familiarizado com os tipos de questões discursivas e a forma mais eficiente de respondê-las.
Nas provas discursivas, além de dominar os conteúdos cobrados, Michel Arthaud, professor da plataforma Professor Ferretto, destaca a clareza e objetividade como elementos essenciais ao resolver questões escritas. Para administrar melhor o tempo e garantir o entendimento do corretor, que têm muitas provas para avaliar de uma vez, a dica é ser o mais claro e preciso possível. Michel explica aos alunos que “ir direto ao ponto mostra que você domina o conteúdo”.
O primeiro passo para ter clareza na resposta é compreender o enunciado e o que ele está pedindo exatamente. A recomendação do professor é ler a pergunta com calma, sublinhando palavras-chave e identificando os elementos principais da questão. Dessa forma, fica mais fácil do candidato saber qual deve ser o foco da resposta e também de evitar o acréscimo de informações desnecessárias que não estão relacionadas ao enunciado.
Mais dicas do professor para resolver questões discursivas na segunda fase:
- Evite frases longas e complexas;
- Ao introduzir um conceito, já mostre como ele se aplica à questão;
- Cuidado com exemplos desnecessários ou explicações excessivas;
- Organize o texto da resposta em introdução, desenvolvimento e conclusão: primeiro apresenta claramente o tema da questão, depois expõe suas argumentações e soluções, e, por fim, reafirma sua posição ou solução de forma conclusiva;
- Evite rasuras, escreva de forma clara e legível;
- Nas questões de exatas, mostre os raciocínio por trás dos cálculos, é preciso demonstrar de forma clara como ele foi alcançado, sem omitir nenhum passo importante.
Boa prova, estudante!