Verdade ou mito: fechar aplicativos economiza bateria do celular?

Se você sempre fechou os aplicativos achando que era uma técnica pra poupar energia... Bom, temos uma notícia triste pra te dar.

Por Amanda Oliveira - 12 nov 2018, 16h05

Provavelmente, você tem um celular, certo? Ou então conhece alguém próximo que tenha – e seja viciado no aparelho. Então, você já deve ter ouvido falar sobre aquela lenda urbana que diz que fechar os aplicativos não usados ajuda a economizar bateria. De acordo com o chefe de Desenvolvimento do iOS, Hiroshi Lockheimer, isso não passa de um mito!

Reprodução/Reprodução

Segundo Lockheimer, o smartphone gasta ainda mais energia quando precisa abrir um aplicativo que foi fechado. O especialista afirma que os apps só devem ser encerrados quando não estão funcionando de maneira correta – e aí sim, consequentemente, gastando mais bateria. Ou seja, se você parar de usar um app, pode minimizá-lo para quando decidir usá-lo novamente. A bateria do celular não será afetada.

De acordo com o site TecMundo, iOS e Android possuem sistemas de gerenciamento de bateria que determinam que, quando o usuário deixa de usar um aplicativo, ele fica “congelado” em segundo plano, consumindo uma quantidade de energia insignificante.

Ou seja, fechar todos os aplicativos abertos não passa de uma medida placebo e só funciona para acalmar nosso psicológico afetado pelo indicador no vermelho. (risos nervosos) Já sabia disso ou também foi enganada durante todo esse tempo?

Continua após a publicidade

 

Publicidade