Veja os cartoons que ganharam o concurso da ONU pela igualdade de gênero

Competição europeia acontece anualmente. Nela, homens e mulheres apoiam o feminismo e dão voz à causa com seus desenhos de protesto.

Por Isabella Otto Atualizado em 17 ago 2016, 17h03 - Publicado em 27 ago 2015, 13h50

A competição Comic and Cartoon on Gender Equality de 2015 chegou ao fim! Depois de muitos artistas e estudantes de arte europeus, entre 18 e 28 anos, enviarem seus trabalhos para a comissão julgadora, os vencedores foram divulgados no site da ONU .

O espanhol Emilio Morales Ruiz ganhou o primeiro lugar. O artista fez uma ilustração mega fofinha de uma garotinha enchendo uma bexiga com o símbolo do gênero feminino para que ela ficasse na mesma altura do símbolo masculino . Uma bela metáfora, não?

O segundo lugar foi entregue a David Ibáñez Bordallo, também da Espanha. O ilustrador deu superpoderes à Chapeuzinho Vermelho, que conseguiu derrotar o Lobo Mal, que representa, na arte, todo o machismo responsável por ainda oprimir milhares e milhares de mulheres ao redor do mundo.

O terceiro lugar também foi entregue a um artista espanhol chamado Samuel Akinfenwa Onwusa. Ele destacou o machismo que ainda existe nos ambientes de trabalho.

Mariola Stachnik e Agata Hop, ambas da Polônia, foram outras participantes que se destacaram na competição. Confira os trabalhos delas abaixo:

Mariola passou por cima do machismo com um tratorzinho, que nivelou ambos os sexos.

Agata, por outro lado, demonstrou a dificuldade que as mulheres encontram em seu dia a dia.

Ainda é preciso subir muitos degraus na luta pela igualdade de gêneros, mas o feminismo está aí justamente para isso! Lembre-se de que juntas somos o quê? SOMOS MAIS! O/

E aí, gostaram dos cartoons vencedores?

Continua após a publicidade
Publicidade