Truques caseiros e cuidados básicos para sobreviver ao tempo seco
Especialistas comentam sobre os truques caseiros para melhorar a qualidade do ar que a galera tem testado nas redes sociais
elo segundo dia consecutivo, São Paulo é a cidade com a pior qualidade do ar do mundo, segundo o site suíço IQAir. Nesta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já lançou um alerta laranja de perigo para 12 estados brasileiros, como Goiás, Mato Grosso, Maranhão e Paraná, e o Distrito Federal (DF) devido à baixa umidade. Já conseguimos sentir os efeitos disso no nosso corpo e é preciso pensar em maneiras de como lidar com essa situação e sobreviver ao tempo seco.
Nesses períodos, o umidificador de ar se torna o melhor amigo. No entanto, nem todo mundo tem o aparelho a disposição. Nas redes, a galera usa a criatividade e compartilha alguns truques caseiros para deixar o ambiente mais úmido.
Uma usuária, por exemplo, compartilhou o umidificador caseiro que ela preparou, que funciona da seguinte forma:
- Pegue uma garrafa pet, corte ela ao meio;
- Faça vários furinhos nela;
- Prenda bem a garrafa na parte de trás do ventilador;
- Coloque gelo dentro e ligue o ventilador.
@danielaoliveira8614
Outro truque muito usado é pendurar uma toalha molhada na janela ou apenas colocar uma bacia com água no cômodo. De acordo com a médica otorrinolaringologista, especialista em tontura e zumbido, Nathália Prudencio, essas medidas podem ajudar, sim, a aumentar a umidade do ar e evitar a irritação e ressecamento da mucosa das vias aéreas.
Ela acrescenta, no entanto, que pacientes com doenças respiratórias crônicas, como rinite alérgica e asma, devem manter acompanhamento médico ao longo do ano para melhor controle do quadro. “Durante esse período, em caso de sintomas persistentes, vale buscar a orientação do seu médico sobre a necessidade de uso de medicamentos”, aconselha.
A pedidos da CAPRICHO, o pneumologista e endoscopista respiratório Alexandre Milagres elencou, a seguir, cuidados básicos para ajudar na respiração, pele e saúde em geral nos dias mais secos. Confira!
- Passar soro fisiológico no nariz 4 a 5 vezes por dia;
- Aumentar a ingestão de líquidos variados – cerca de 25 a 30ml por quilo de peso, ou, no mínimo, 2 litros no dia;
- Evitar ou reduzir a exposição ao sol entre 10 e 16h, sobretudo, não praticar esportes ao ar livre neste período;
- Evitar banhos quentes, pois contribui para ressecamento da pele;
- Dar preferência a sabonetes líquidos oleosos e passar hidratante na pele.
Um artigo do Hospital Albert Einsten sobre como diminuir os impactos do tempo seco na saúde também alerta às pessoas a não usarem vassouras que espalham pó, substituindo por aspiradores ou panos úmidos. Outra dica é ligar os ventiladores de teto no sentido contrário para puxar o ar para cima, já que ligados para baixo, espalham poeira e contaminam o ar.
Peguem essas dicas e se cuidem, tá?