‘Thunderbolts’ mostra como a depressão pode destruir até mesmo um herói

Novo filme da Marvel consegue traduzir o transtorno que atinge mais de 11 milhões de brasileiros com maestria, profundidade e veracidade.

Por Mavi Faria 14 Maio 2025, 18h06
E

m Thunderbolts (2025), novo filme da Marvel, Yelena Belova, Bucky Barnes, Guardião Vermelho, Fantasma, Treinadora e John Walker lutam contra o tempo para impedir que Valentina Allegra de Fontaine finalize a criação de um novo herói, chamado de Sentinela, que seria mais poderoso que todos os antigos Vingadores juntos.

O enredo é de um típico filme de super-heróis e cumpre seu papel como tal, mas, a história ganha outra profundidade quando o agravamento da saúde mental de Bob, o ser humano por trás do Sentinela, cria o vilão chamado Vazio, formado a partir da depressão enfrentada pelo personagem.

Depressão em filme de super-heróis? Pois é. Mas não se preocupe, a gente te explica com calma.

Na história, Valentina fez testes científicos em humanos em busca de um novo super-herói – o Sentinela -, mas nenhum dos seus experimentos havia dado certo até Bob sobreviver a eles. A grande questão é que o rapaz, antes de qualquer teste e ideia de herói, já era diagnosticado com depressão e sofria com episódios de mania de grandeza, como é detalhado no filme.

Ao se tornar o Sentinela, o herói mais poderoso, este lado grandioso e orgulhoso de Bob ganha vida, e ele se sente o mais importante do mundo. Contudo, o transtorno depressivo que já existia não desaparece e, mesmo na pele do brilhante Sentinela, supostamente invencível, o rapaz sofre com o desespero, pessimismo sobre a vida, descrença no amor, baixa autoestima e a ideia de que ficará sozinho para sempre.

Continua após a publicidade

Todos esses sentimentos são intensificados em sua versão heróica e, sem querer, o Vazio é criado. Assumindo o posto de grande vilão do filme, ele representa o vazio existencial e sentimental da depressão, e tem como objetivo transformar o mundo em seu grande vazio.

@sirius_edit010

Marvel is dark, Marvel is back #thunderbolts #thevoid #sentry #marvel #foryou #fyp #fypシ

♬ son original – 𝐍𝐄𝐌𝐄𝐒𝐈𝐒

Embora Thunderbolts seja um filme de ficção com temática de heróis, a construção da depressão como um vilão é condizente com a realidade e representa muito bem o transtorno que afeta cerca de 11,5 milhões ou 5,8% dos brasileiros, segundo o levantamento mais recente feito pelo Ministério da Saúde e levantado pela Fundação Oswaldo Cruz.

A depressão, segundo a psicóloga especialista em Transtornos Graves das Psicoses, Luciana Inocêncio, é um “transtorno multifacetado”, ou seja, ela afeta não só o humor, mas também “a cognição, o comportamento e as funções fisiológicas do indivíduo”.

Continua após a publicidade

Embora seja muito apontada como o transtorno da tristeza, este sintoma não define se uma pessoa está depressiva ou não e, neste ponto, o filme consegue abranger a pluralidade dos sentimentos e ideais que o transtorno pode causar ou aumentar.

Para se ter uma ideia, Inocêncio listou os principais sintomas que indicam uma possível depressão, alertando que estes não são os únicos e nem definem, por si próprios, o diagnóstico.

  • Perda de interesse por atividades que antes eram prazerosas;
  • Alterações no sono (insônia ou sono excessivo);
  • Cansaço constante;
  • Dificuldade de concentração;
  • Sentimentos de culpa ou de inutilidade;
  • Alterações no apetite;
  • Pensamentos recorrentes sobre a morte ou o suicídio;
  • Isolamento social;
  • Visão muito negativa de si mesma e do futuro.

Em uma metáfora visual muito verídica, os pensamentos depressivos são tão fortes e intensos que Bob, o humano por trás, perde todo o controle da situação e é dominado pelo transtorno – agora na versão de Vazio. Essa situação e os próprios sentimentos expostos pelo rapaz são, para a especialista, muito comuns a quem sofre com a depressão, explicando que a doença consegue “distorcer a percepção da realidade, como se a pessoa usasse ‘óculos escuros’ para enxergar a vida”.

Continua após a publicidade

“O vazio, o sentimento de desconexão com o mundo e a crença de que ninguém se importa são manifestações emocionais profundas dessa desconexão consigo mesmo. O pessimismo é uma forma do psiquismo expressar um sofrimento que, muitas vezes, não encontra palavras”, explica.

Estes pensamentos podem parecer abstratos, mas já parou para pensar que, mesmo como Sentinela, comprovadamente o herói mais forte de todos, a depressão conseguiu se sobressai e criar o Vilão? É um transtorno sério, perigoso e que consegue trazer grandes prejuízos na vida da pessoa.

Como surge a depressão?

Todos esses sentimentos ocorrem por dois fatores complementares: Alterações neuroquímicas no cérebro e fatores psicológicos, como traumas, frustrações e abandonos.

No filme, o fator psicológico mais mostrado que levou Bob à depressão é o trauma de ter crescido em um lar desestruturado, presenciando e sofrendo violência doméstica. A culpa, aqui, também ganha papel de destaque já que ele cresceu ouvindo e assumindo que as coisas ruins eram culpas dele; logo, seu raciocínio era de que ele não era importante e que só cometia erros.

“O sujeito se sente desconectado do mundo e de si, como se sua existência tivesse perdido valor e sentido. O pensamento pessimista, neste contexto, não é uma escolha racional e, sim, uma expressão do estado afetivo profundo e das defesas psíquicas que se organizam em torno do sofrimento”, pontua a psicóloga.

Continua após a publicidade

E qual o tratamento da depressão?

A combinação do tratamento psicológico com o psiquiátrico, se necessário, é o mais recomendável e eficaz, mas a especialista não ignora a importância de uma rede de apoio e acolhimento. Segundo Inocêncio, ter a dor reconhecida, acolhida e um espaço confiável podem ser “elementos decisivos no tratamento”. 

Em Thunderbolts, essas ações são capazes não só de ajudar Bob em seu sofrimento, mas também de salvar o mundo do Vazio. A maior arma do vilão contra o jovem são os pensamentos pessimistas que pioram seu quadro, e Bob não consegue contê-los nem lutar contra, mas encontra força nos amigos ao redor.

E você, já foi conferir Thunderbolts?

Publicidade