Ter orgulho das suas conquistas e querer mais não é arrogância
Na verdade, saber reconhecer seu trabalho e celebrar seu talento é uma qualidade

Timothée Chalamet se tornou o artista mais jovem a vencer a categoria de Melhor Ator no SAG 2025, no último domingo (23). Mas parece que, nas redes sociais, o discurso do ator de 29 anos ao receber o prêmio repercutiu bem mais do que o próprio feito dele com sua performance como Bob Dylan, em Um Completo Desconhecido. Isso porque muitas pessoas interpretaram o posicionamento de Chalamet como arrogante, enquanto outras elogiaram a forma que ele valorizou seu trabalho.
Não é raro que, durante os agradecimentos da vitória, artista diminuam seus próprios trabalhos falando que os outros indicados mereciam mais. E, sim, reconhecer o talento de seus concorrentes é muito legal, mas para isso é necessário descredibilizar o próprio talento? Timothée decidiu não fazer isso. “Eu sei que a atitude mais elegante seria minimizar o esforço investido neste papel e o quanto isso significa para mim, mas a verdade é que foram cinco anos e meio da minha vida“, revelou ele, ressaltando a grande importância que o papel teve em sua carreira.
As críticas voltadas ao posicionamento do ator, visto por muitos como prepotente e arrogante, refletiram um pensamento muito comum na nossa sociedade que acaba esbarrando na construção da autoestima de todo mundo. Já parou para pensar como as pessoas se assustam quando alguém reconhece seu próprio valor? Um dos motivos disso é que a humildade, muitas vezes, está muito associada à ideia de vitimismo – e não é bem assim. Dá para exaltar suas conquistas e ser humilde ao mesmo tempo.
Aliás, valorizar-se é reconhecer as suas qualidades e não se diminuir quando receber um elogio. Assim como Timothée fez, é importante comemorar suas conquistas, sim – e independente do tamanho delas, tá? Por exemplo, sabe aquela nota boa que você tirou naquele trabalho de física que você se esforçou? Reconheça a sua dedicação e aproveite para celebrar. Outro exercício legal é escrever tudo aquilo que você já realizou e se orgulha e reler esta lista quando estiver insegura em relação ao futuro. Confie em você!
Outro ponto do discurso do ator no SAG que gerou polêmica foi quando ele falou que ainda quer conquistar muito mais em sua trajetória. “A verdade é que estou em busca da grandeza. Eu sei que as pessoas normalmente não falam assim, mas eu quero ser um dos melhores. Eu me inspiro nos melhores. Me inspiro nos melhores que estão aqui esta noite”, afirmou, citando nomes como Daniel Day-Lewis, Marlon Brando, Viola Davis, Michael Jordan e Michael Phelps como algumas de suas principais referências.
“Eu quero estar lá no topo. Sou profundamente grato por isso. Isto [o prêmio] não significa isso, mas é um pouco mais de combustível, um pouco mais de munição para continuar”, acrescentou.
Aqui vale dizer que almejar grandes feitos e confiar nisso também não é prepotência. É importante manter os pés no chão, subir degrau por degrau, valorizando cada ensinamento no processo. Mas nunca deixe de sonhar e querer mais, tá?
E aí, o que achou do discurso do Chalamet? Fez sentido para você?