Tema da redação do Enem 2024 é a valorização da herança africana no Brasil
Exame deste ano pede que os candidatos escrevam sobre os "desafios para a valorização da herança africana no Brasil"
O tema da redação do Enem 2024 é “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A informação foi publicada em primeira mão pelo ministro da Educação Camilo Santana, no seu perfil das redes sociais, cerca de meia hora depois do início da prova neste domingo (3).
Na redação do Enem 2024, milhões de estudantes vão escrever sobre o tema: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) November 3, 2024
Na opinião da professora de redação Tanay Gonçalves da Plataforma do Professor Ferreto, trata-se de um tema de nível fácil, que usa de palavras típicas do Enem, como “desafios” e “valorização”. “Não é algo difícil de ser feito porque é algo que normalmente os alunos já treinam. Apontar os desafios para daí trazer ideias para valorizar ainda mais”, diz Tanay.
Ela aponta ainda que interessante discutir os vários aspectos em que nós temos a nossa formação na herança africana no Brasil, na questão de língua, culinária, dança, religiosidade e de vários outros costumes. “No início, por exemplo, seria possível contextualizar a partir de algum episódio histórico que anuncia a desvalorização da herança africana no Brasil”, sugere.
O professor no Curso e Colégio Positivo, Daniel Medeiros, doutor em Educação Histórica, diz que o tema da redação envolve uma discussão mais ampla, que é o da construção da identidade nacional. Ele explica que, no caso do Brasil, implica o problema da luta contra o racismo – um racismo institucionalizado que, justamente, é obstáculo à valorização da herança africana. “As desigualdades, que são evidentes e se manifestam em diversas áreas, como por exemplo no trabalho, principalmente na ocupação de cargos de destaque”, lembra o professor.
Neste texto do Guia do Estudante, professores indicam possíveis repertórios para a redação do Enem 2024.
Vale lembrar que, para uma análise mais completa, é importante ver toda a proposta de redação e os textos de apoio disponibilizados pela banca.
Como é a redação do Enem
Como explica a Cartilha do Participante, elaborada pelo Inep, a prova de redação exige do candidato a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.
No texto, é necessário defender um ponto de vista, apoiado em argumentos consistentes. No final da redação, o aluno deve apresentar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto.
Além do texto, os candidatos estão enfrentando, neste domingo (3), 90 questões de múltipla escolha (45 questões de Ciências Humanas: geografia, história, filosofia e sociologia, e mais 45 de Linguagens e Códigos: língua portuguesa, literatura e língua estrangeira, podendo ser inglês ou espanhol, a depender do que o candidato escolheu no momento da inscrição).