Continua após publicidade

Tema da redação do Enem 2023 é o trabalho de cuidado realizado pela mulher

Candidatos devem escrever um texto do tipo dissertativo-argumentativo e apresentar na conclusão uma proposta de intervenção

Por Da Redação Atualizado em 29 out 2024, 18h09 - Publicado em 5 nov 2023, 14h23

O tema da redação do Enem 2023 é “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A informação foi publicada nas redes sociais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela realização do exame, após um tempo do início da prova neste domingo (5).

A professora de redação Tanay Gonçalves, da Plataforma Professor Ferretto, diz que a frase tema é a cara do Enem, ao trazer as palavras “desafios” e “invisibilidade”. “O candidato precisa pensar por que existe a invisibilidade desse trabalho. O que faz com que ela continue existindo? Então ele vai apontar esses desafios ao longo do texto trazendo uma introdução que contextualize a temática, denunciando os problemas que fazem com que esse trabalho da mulher continue existindo para poder chegar em uma conclusão onde ele traga caminhos para combater essa invisibilidade”, afirma a professora.

Uma forma de fazer isso, segundo Tanay, é abordar como historicamente existe a ideia de que a mulher é moldada para o trabalho doméstico e como essa naturalização fez com que muitas mulheres ficassem presas a esse papel, tendo muita dificuldade para entrar na universidade e no mercado de trabalho. 

Como é a redação do Enem

Como explica a Cartilha do Participante, elaborada pelo Inep, a prova de redação exige do candidato a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Continua após a publicidade

No texto, é necessário defender um ponto de vista, apoiado em argumentos consistentes. No final da redação, o aluno deve apresentar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto.

Além do texto, os candidatos estão enfrentando, neste domingo (5), 90 questões de múltipla escolha (45 questões de Ciências Humanas: geografia, história, filosofia e sociologia, e mais 45 de Linguagens e Códigos: língua portuguesa, literatura e língua estrangeira, podendo ser inglês ou espanhol, a depender do que o candidato escolheu no momento da inscrição).

Publicidade