Tchau, terceirão: 8 conselhos para te ajudar a superar o fim da escola
Sabemos que essa fase é complexa e difícil, mas estes conselhos podem te ajudar a passar por ela com mais tranquilidade
fim do terceirão é o fim de uma era. Nos três anos do Ensino Médio, você fez novos amigos, se afastou de alguns, pode ter se apaixonado, se estressado com matérias da escola, preocupado com o vestibular e tudo isso enquanto tenta entender quem você é e qual seu papel no mundo. Sim, é um período intenso e complexo, mas que chegou ao fim.
Do lado de cá, sabemos o quanto essa fase é difícil porque passamos por ela também e, para sermos bem sinceras, gostaríamos muito de ter ouvido alguns conselhos que poderiam deixar este momento um pouco mais tranquilo. Foi pensando nisso que selecionamos estes 8 conselhos muito especiais para você que acabou de sair de uma fase incrível e está prestes a entrar em mais uma – sabemos que é assustador, mas ninguém está sozinho, tá?
São conselhos simples e que podem parecer bobos, mas acredite quando dizemos que eles podem fazer muita diferença. Até porque, às vezes precisamos ouvir o óbvio para conseguir seguir em frente, não é mesmo?
1. Descanse
Sua primeira tarefa após o fim das aulas é descansar. Não só estes três últimos anos foram intensos e difíceis, como você também acabou de passar pela fase dos vestibulares – que vamos combinar, não deixa ninguém relaxado e tranquilo. Por isso, seu primeiro desafio é desacelerar e tentar fazer nada, já imaginou?
2. Tenha paciência
Sabemos que o desespero pelo resultados dos vestibulares é grande mas se desgastar por isso não acelera o processo. Respire fundo e confie que o que quer que aconteça, será o melhor para você
3. Lembre-se de quem você é e do que quer
É comum que algumas pessoas tentem te pressionar nessa fase para escolher o curso, a faculdade e criar um plano de vida, mas, para falar bem a verdade, você não precisa – e às vezes nem deve – ter a resposta para tudo isso. Vai com calma, pensa o que você quer e o que é melhor para você, e sempre uma coisa de cada vez.
4. Ter dúvida ou mudar de ideia é normal
Nessa mesma linha, não se deixe ficar pressionado ou acanhado caso perceba que escolheu um curso ou uma faculdade que não é para você. Sua decisão de agora não precisa ser a decisão da sua vida, e seguir o que o seu coração está pedindo é um grande ato de maturidade. Então nada de se estressar pensando que o curso pelo qual você escolheu no vestibular deve ser o que você vai seguir para a vida, tá?
5. Não saber de nada é o começo da vida adulta
Se você é do time dos que não sabem o que cursar, onde querem morar ou o que querem fazer, não se preocupe, isso é basicamente a definição da vida adulta. O ideal agora é pensar com calma e respirar fundo para conseguir pensar em uma coisa por vez, mas sem pânico por se sentir perdido. Você não está sozinho nessa.
6. Sem pressão com o “do terceirão para a vida”
É importante ter em mente que nem todos os amigos que fazemos no Ensino Médio irão seguir conosco na vida adulta. Boa parte seguirá seu próprio caminho e conhecerá novas pessoas, assim como você. Enquanto vocês estão nessa fase de espera, aproveitem o tempo juntos e se divirtam, mas não sofra caso alguma amizade se perca ou se afaste com o tempo, isso é normal.
Aqueles com quem temos laços mais profundos e conexões especiais são os mais prováveis a ficarem com a gente, mas não se desespere com possíveis afastamentos naturais;
7. Não se esqueça de viver
A vida adulta já está batendo na sua porta e quando o trabalho e a faculdade dominarem sua rotina, você vai sentir falta do tempo disponível de agora. Tente novos hobbies, estude outras línguas, encontre seus amigos, se divirta com sua família e aproveite o tempo sozinho. Ficar em casa ansiando pelo resultado das provas não vai adiantá-lo, mas sim te deixar exausto para quando as aulas começarem.
8. Sem medo de errar
Depois do terceirão, você vai se encontrar em um mundo novo, com novas pessoas e rotinas para você se encaixar e é importante que você não tenha medo de viver, de errar e de acertar. Novos amigos chegarão na sua vida, mas você precisa abrir espaço. Sabemos que o terceirão foi especial, mas vai chegar um momento em que ele precise ficar para trás.
E aí, se sente um pouco mais preparado para aproveitar este período do jeito que você merece?