Talvez o que você precisa agora seja (re)aprender a ficar com alguém

Redescobrir o jeito de se conectar pode transformar seus encontros e abrir espaço para relações mais leves e reais.

Por Juliana Morales 30 nov 2025, 13h00
U

ma trend recente brinca com o fato de algumas pessoas estarem muito tempo fora de um relacionamento. “Se me virem solteira por muito tempo, não se preocupem, que eu sei ficar sozinha. Aparentemente o que eu não sei é ficar com alguém”, diz os vídeos.

Apesar do tom divertido, o conteúdo pode trazer uma reflexão legal para quem também está passando por essa situação. É comum escutar que precisamos aprender a ficar sozinhos, curtir a própria companhia e não depender de uma relação para ser feliz. E, sim, isso é verdade e muito necessário. Mas esse não é o caso de algumas pessoas, que já sabem aproveitar a solitude.

Em muitos casos, como aponta a trend, o problema é outro: a pessoa, na verdade, não consegue mais cultivar um relacionamento, seja por bloqueios, falta de flexibilidade ou comodismo, e acaba perdendo a oportunidade de curtir a companhia de alguém legal, por exemplo. Diferente do que muitos pensam, não é só achar a pessoa “certa” e namorar. Toda relação é uma construção e demanda abertura, autoconhecimento e ajustes.

Contamos em um texto anterior aqui na CAPRICHO a história da Barbra Marcondes, que pode ser um bom exemplo sobre isso. A influenciadora tem se dedicado a “aprender a namorar”, depois de passar muito tempo focando só em si. Ela contou que quando estava começando a se envolver mais sério com o influenciador Miguel Felpi foi percebendo que precisaria mudar algumas coisas do seu comportamento para, de fato, construir um relacionamento.

Continua após a publicidade

Barbra divide agora com suas seguidoras esse novo momento, trazendo suas vivências dentro de um relacionamento amoroso. Em uma série de vídeos chamada “aprendendo a namorar”, ela compartilha suas dificuldades, aprendizados e dores. O quadro gerou mais identificação do que ela esperava, com muitos relatos de mulheres que também estão em busca de aprender a se relacionar depois de tanto tempo focando em si mesmo.

Em entrevista anterior à CAPRICHO, a psicóloga e psicanalista Júlia Saia explica que “relacionamentos saudáveis não nascem de pessoas curadas ou prontas, mas de pessoas dispostas”. Ela acredita que a chave para o equilíbrio da relação é haver a disposição para que cada pessoa no relacionamento use todas as suas ferramentas para trabalhar com o outro a construção do relacionamento.

O autoconhecimento também é fundamental nesse processo. Entender quem é você e qual é seu valor é muito importante. Se você não sabe o que gosta e não acredita em tudo que você merece de bom, é muito fácil buscar isso dentro de um relacionamento e acabar se frustrando. Quando você não se conhece e não se ama, acaba tentando se encaixar no que o outro quer, na tentativa de se sentir valorizada.

Continua após a publicidade

+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade