Superpoderosas: Conheça a diretora de cinema Sofia Coppola

Os filmes indies e a estética única que consagraram a cineasta

Por Karolina Pinheiro Atualizado em 4 nov 2024, 22h56 - Publicado em 8 dez 2013, 20h30

Por que ela é superpoderosa?

Cineasta, roteirista e atriz, Sofia foi a terceira mulher na história a ser indicada ao Oscar de melhor direção com o filme Encontros e Desencontros . Começou a carreira de atriz em 1972 com um ano de idade, em o O Poderoso Chefão, dirigido por seu pai Francis Ford Coppola. Teve papeis nos outros dois filmes da trilogia e algumas outras pequenas participações em filmes como Peggy Sue, Seu Passado a Espera. Mas foi em 99, que ressurgiu depois de uma temporada no Instituto de Artes da Califórnia como diretora e roteirista do filme As Virgens Suicidas.

Por que deu certo?

Apesar do pai famoso, as coisas não foram tão fáceis para Sofia. O papel que ganhou em O Poderoso Chefão 3 recebeu o peso da critica e sua atuação foi considerada amadora. Outra situação desagradável aconteceu em Cannes, durante o maior festival de cinema do Mundo: Sofia foi vaiada ao apresentar como diretora o filme Maria Antonieta . Apesar dos baixos, ela soube se reinventar, foi indicada ao Oscar 3 vezes e, recentemente, declarou que não pede mais a opinião de seu pai sempre que está trabalhando num longa.

Bling Ring: o trabalho mais recente

Sim, o filme que deu o que falar sobre a gangue de Hollywood que assaltava a casa de várias celebridades foi uma aposta de Sofia. Ela adaptou a história para os cinemas e diz ter ficado obcecada quando começou a ler os depoimentos reais dos adolescentes que participaram dos roubos.

Publicidade