Superpoderosas: a história de J.K. Rowling, autora de Harry Potter
Saiba como a saga surgiu e o que representou na vida de sua criadora
Por que ela é superpoderosa?
Essa é fácil, né?! Joanne Kathleen Rowling é a escritora britânica autora dos 7 livros da série Harry Potter. A obra completa foi traduzida para 64 (!) línguas e vendeu mais de 450 milhões de cópias pelo mundo todo. Se isso não é ter poderes mágicos…
Por que deu certo?
J.K. adorava ler contos quando criança e, por isso, sentiu vontade de tornar-se escritora. Ela dava aulas de inglês à tarde e à noite e, durante a manhã, trabalhava em sua história sobre um bruxo e o mundo fantástico em que ele vivia. A ideia, aliás, surgiu durante uma viagem de trem. J.K. acreditou no sonho e apesar de ter sido recusada em várias editoras, insistiu para que sua história fosse publicada. Sorte a nossa! Também é importante lembrar que grande parte do mérito da escritora se deve ao fato de conseguir fazer os personagens crescerem junto com os leitores, o que gerou ainda mais identificação com o público.
O sucesso
Demorou, mas chegou! Depois de toda a luta para publicação, 5 meses após o lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal, veio o primeiro prêmio. E depois outro, outro, e mais um… J.K. é hoje uma das mulheres mais ricas do mundo e também, a primeira multimilionária da literatura.
Feitiço do bem
A fama, influência e visibilidade que conquistou, ajudaram a autora a divulgar várias causas sociais importante. Além da colaboração em vários projetos, J.K reverteu a renda dos livros Quadribol Através dos Séculos e Animais Fantásticos e Onde Habitam, para à instituição Comic Relief, que combate a pobreza.