‘Stranger Things’ mostra como a amizade é a rede de apoio que você precisa

Steven, Nancy, Jonathan e Robin constroem a própria rede de apoio e são o exemplo de como amigos podem se tornar a sua casa

Por Mavi Faria 2 jan 2026, 13h00
E

ntre mortes impactantes, finais felizes e passagem geracional, o último episódio de Stranger Things marcou o fim de uma era não só entre o público, mas também entre os personagens. Mais do que isso, o capítulo lançado no dia 31 também reforçou uma das características da história que mais atraíram os fãs há 10 anos: a amizade.

Além da união principal entre Mike (Finn Wolfhard), Will (Noah Schnapp), Dustin (Gaten Matarazzo), Lucas (Caleb McLaughlin) e Max (Sadie Sink), foi o círculo de amigos inesperado formado por Steven (Joe Keery), Nancy (Natalia Dyer), Jonathan (Charlie Heaton) e Robin (Maya Hawke) que nos provou como é crucial contar com essa rede de apoio para enfrentar desafios, desabafar e se lembrar de quem você é, especialmente se estiver longe da família e de casa. São essas pessoas, na verdade, que irão reformular esta palavra e te mostrar que eles também podem ser a sua casa.

Em uma das últimas cenas, passada um ano e meio depois da guerra final contra o Vecna (Jamie Campbell Bower), este último grupo se reúne no dia da formatura dos protagonistas, e combinam de se encontrar mensalmente a partir dali. Com Nancy, Jonathan e Robin morando fora, e Steven ainda em Hawkins, eles bolam um plano para continuarem se vendo, um encontro que lhes falta — e não é difícil entender o porquê.

Além de serem verdadeiramente amigos, o grupo passou por um trauma em comum que nenhuma outra pessoa, em nenhuma outra cidade, jamais vai passar. Somente eles entendem as dificuldades e os medos derivados de tanto tempo lutando e perdendo pessoas amadas. É por isso que, emocionados, eles externalizam o carinho um pelo outro e a saudade de estarem juntos.

Continua após a publicidade

Na vida real, embora não exista Abismo, Mundo Invertido ou Demogorgons, ainda há dificuldades e desafios pelas quais passamos dentro de casa, na escola e até com outros amigos. São nessas situações que, confiar na sua rede de apoio, desabafar e pedir ajuda a eles pode transformar essa experiência para você. Quando seus amigos se tornam sua casa, não há julgamento, tensão ou medo de ser você mesmo, somente confiança, apoio e compreensão.

É isso que Steven, Nancy, Jonathan e Robin encontram entre eles, e é o que você deve cultivar com as suas amizades. Quando o mundo parece virar de cabeça para baixo, são eles que irão te segurar, te ajudar e confiar em você para superar essa fase.

Continua após a publicidade

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade