SOS Sexo: ‘Sinto muita vontade de transar o tempo todo. Isso é normal?’
Educadora Sexual explica como lidar com os picos de excitação e desejo sexual frequentes na adolescência
ma leitora procurou o SOS Sexo da CAPRICHO com uma preocupação que pode ser comum na adolescência, quando os hormônios estão a flor da pele. Ela relatou que sente vontade de transar o tempo todo e a grande dúvida dela é se isso é normal ou uma espécie de compulsão sexual. Conversamos com a terapeuta sexual Mari Williams, que esclarece essa questão a seguir.
Mari tranquiliza os adolescentes que estão passando por isso, lembrando que, com a “bagunça de hormônios” presente no corpo nessa época, é normal sentir picos de excitação e desejo sexual com frequência. “Isso é uma fase e os hormônio s vão acalmar em algum momento”, diz.
Segunda a especialista, a pergunta mais importante nesse sentido é o que você pode fazer com isso, para não se colocar em situações perigosas ou acabar fazendo algo que você não queria, só por impulso, e depois se arrepende. “Precisamos aprender a controlar esse desejo, não censurá-lo ou prendê-lo”, defende a educadora sexual. “Você pode usar esse desejo para estimular e para conhecer seu corpo, para fazer uma atividade física, para ir dançar ou fazer coisas que mexem o corpo”, completa.
Mari lembra que “a energia sexual não diz respeito só ao sexo” e que dá para usá-la para coisas que vão ser legais para você nesse momento.
Mas caso você sinta que está muito difícil de controlar os picos de desejo, que isso está gerando angústia, o conselho dela é conversar com um profissional, um terapeuta sexual, uma psicóloga, sexóloga, ou até com uma pessoa mais velha que você tenha confiança e que você saiba que vai te acolher e te trazer algumas respostas.
Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!