SOS Sexo: ‘Será que quero perder a virgindade ou sinto a pressão externa?’
A psicóloga e sexóloga Bruna Pacheco traz algumas reflexões para você entender se realmente quer fazer sexo ou só não quer parecer atrasado(a)

lguma vez você já se sentiu excluído(a) por ser virgem, enquanto seus amigos já iniciaram a vida sexual? Parece que todo mundo ao seu redor já passou por isso, menos você? Calma, você não está sozinho nessa, e não tem problema nenhum em ainda não ter tido a primeira vez, viu?
A psicóloga e sexóloga Bruna Pacheco diz que é comum que os jovens comecem a duvidar do próprio tempo ao verem os amigos relatando sobre a primeira vez, e a pressa para fazer sexo torna-se uma prova de maturidade. Mas não é bem assim.
“Pouca gente conta, mas fazer sexo sem estar pronto de verdade, muitas vezes, machuca muito mais do que esperar por um longo tempo”, alerta.”O desejo verdadeiro tem uma coisa que a pressão nunca vai ter: presença. Corpo, mente e atenção no mesmo lugar”, acrescenta Bruna.
Se você está em dúvida se está pronto(a) para ter a primeira vez, fazer estas perguntas a seguir a você mesmo, pode te ajudar a decidir, segundo a psicóloga. Confira
- Eu sinto tesão de verdade ou só estou curiosa(o)?
- Eu me sinto segura(o) com essa pessoa ou estou tentando agradar?
- Se ninguém soubesse, eu ainda teria vontade de transar?
“Você não precisa provar nada para ninguém. E quando for a hora certa, que seja tua, com respeito, com desejo, com presença”, finaliza Bruna.
Tem mais dúvidas? Mande para capricho@abril.com.br ou por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!