SOS Sexo responde se é normal sentir algum tipo de dor ao transar
"Algum tipo de dorzinha é sempre natural"... Mas será que é mesmo ou essa história não passa de mais um mito?!
Dizem por aí que é natural sentir um certo desconforto ao transar pela primeira vez. Como já explicamos anteriormente, não é bem assim – mas a primeira relação sexual pode ser mesmo atípica de diferentes formas.
Agora, será que é normal sentir dor ao transar? A ginecologista e obstetra Erica Mantelli é categórica ao dizer que não. “A relação sexual tem a ver com prazer. Tem que trazer segurança, satisfação e tem que ser sem dor física ou emocional”, garante a especialista à coluna SOS Sexo.
Além disso, há um problema muito grande que envolve a normalização da dor em nossa sociedade, em especial àlgumas dores que dizem respeito ao sexo feminino. Aqui, é importante ressaltar que nenhuma dor deve ser minimizada ou naturalizada, combinado?
“Se a mulher vivencia uma relação que para ela é muito desconfortável, tem dificuldade na penetração vaginal, dor como se fosse uma ardência ou então como se estivesse cortando algo, é indicado pedir ajuda”, aconselha a ginecologista, que explica que essa dor pode ser sinal de alguma infecção, alteração no colo do útero, inflamção, pode ser alguma infecção de urina, endometriose… Por isso, é preciso investigar onde está a dor e qual é a causa dela (física, mental ou ambas), pois só assim o melhor tratamento poderá ser receitado.
A seguir, você confere o depoimento na íntegra da Dra. Erica Mantelli:
Se tiver alguma outra dúvida para a seção SOS Sexo, envie para capricho@abril.com.br!
Já segue a CH nas redes sociais?
INSTAGRAM | TIKTOK | TWITTER | FACEBOOK | YOUTUBE