Continua após publicidade

SOS Sexo: ‘Quem toma anticoncepcional tem período fértil?’

A ginecologista Juliana Teixeira responde a dúvida da nossa leitora e explica o funcionamento da pílula anticoncepcional

Por Da Redação Atualizado em 29 out 2024, 15h31 - Publicado em 2 ago 2024, 19h00
O

anticoncepcional é um método bastante usado para evitar uma gravidez não desejada. Mas será que quem toma a pílula continua tendo período fértil? Como funciona? Esses foram questionamentos de uma leitora da CAPRICHO, que vamos esclarecer no SOS Sexo de hoje. Vamos lá!

A ginecologista Juliana Teixeira Gomes explica que, independente da marca ou fórmula da pílula anticoncepcional, seu mecanismo é bloquear a ovulação. Ou seja, ele impede que os ovários liberem os óvulos que poderiam (ou não) serem fertilizados.

“O período fértil seria, justamente, os dias perto da nossa ovulação em que tem um óvulo vivo ali, que poderia ser fecundado por um espermatozoide e virar um bebê”, explica a médica. Portanto, como o anticoncepcional impede a ovulação, quem faz seu uso não tem período fértil.

Continua após a publicidade

Então, mesmo que aqueles aplicativos que contam a menstruação e montam tabelinha indiquem o seu período fértil, se você usa um método hormonal oral, como a pílula anticoncepcional, isso não é válido. “Pode ignorar essa informação”, diz Juliana.

@capricho

Afinal, quem toma pilula anticoncepcional tem período fértil? Vem entender com a gente! #sossexo #sexualidade #periodoferil #pilula #anticoncepcional

♬ Brunch (Lofi) – Muspace Lofi

Continua após a publicidade

Mas, ó, tudo isso não significa que o anticoncepcional nunca vai falhar, viu? Nenhum método contraceptivo é 100% infalível. Além disso, ela também não protege das ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) – por isso reforçamos a necessidade de usar preservativos sempre!

E, neste outro texto aqui, te contamos tudo o que você precisa saber sobre anticoncepcionais para tomar decisões informadas e conscientes sobre sua saúde sexual.

Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!

Publicidade