SOS Sexo: ‘Posso emendar a cartela do anticoncepcional pra não menstruar?’

Emendar a cartela pode impedir que a menstruação apareça naquela viagem à praia que você tanto planejou. Mas será que tem problema fazer isso?

Por Da Redação 7 nov 2025, 18h00
F

ez a conta e percebeu que vai menstruar bem nos dias daquela viagem de férias que você esperou o ano inteiro? Em busca de uma solução para não se preocupar com isso enquanto viaja, muitas garotas pensam em emendar a cartela de anticoncepcional para barrar a menstruação. Mas a dúvida sempre bate: é certo fazer isso? Pode gerar algum problema? O SOS Sexo de hoje responde!

A ginecologista Juliana Teixeira tranquiliza quem já fez ou faz isso, e afirma que está tudo bem em emendar a pílula.  Segundo ela, a pausa entre uma cartela e outra não é obrigatória e nem tem uma função médica essencial. “As pílulas anticoncepcionais costumam vir com pausas programadas — geralmente de quatro ou sete dias —, mas esse intervalo serve apenas para organizar os sangramentos ao longo do ano”, explica.

Continua após a publicidade

Ou seja, se você optar por não fazer a pausa, seu corpo não será prejudicado. “Não vai mudar nada em relação à sua saúde, nem aumentar o risco de engravidar ou causar algum problema. Essa pausa é, na verdade, um ‘respiro programado’, feito só para que você saiba quando vai sangrar”, diz Juliana.

A ginecologista acrescenta que o único possível efeito de emendar várias cartelas é o surgimento de pequenos sangramentos fora de hora. “Quando a gente usa pílulas sem pausa ou emenda várias cartelas, às vezes aparecem os escapes, que são esses sangramentos desprogramados. Mas fora isso, não há nenhuma contraindicação”, reforça.

Continua após a publicidade

“Então, se você não tem restrições para usar anticoncepcional, pode sim emendar as cartelas para não menstruar bem na viagem ou nas festas de fim de ano — e aproveitar tranquila”, finaliza Juliana.

Continua após a publicidade

Neste outro texto aqui, te contamos tudo o que você precisa saber sobre anticoncepcionais para tomar decisões informadas e conscientes sobre sua saúde sexual.

Continua após a publicidade

Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!

+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

 

 

Publicidade