Continua após publicidade

SOS Sexo: “Pode reutilizar a camisinha do sexo oral para o vaginal?”

A ginecologista Mariana Viza responde e dá alguns alertas importantes

Por Da Redação Atualizado em 8 set 2023, 01h56 - Publicado em 8 set 2023, 10h00

Usar camisinha é essencial, certo? Além de evitar uma gravidez indesejada, é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Mas o uso do preservativo pode gerar algumas dúvidas. O leitor I.G, por exemplo, deseja saber se “pode utilizar a mesma camisinha no sexo oral e depois no sexo vaginal, se não houver ejaculação”. 

A ginecologista Mariana Viza, convocada para nos ajudar no SOS Sexo de hoje, diz que, de acordo com Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) não se deve reutilizar um preservativo. Nesse caso, então, o certo é usar um preservativo para a relação oral e outro, para a relação com penetração vaginal.

A especialista alerta que, ao reutilizar a camisinha, os maiores riscos são infecção, contaminação e até o desgaste do material, que pode romper.

Continua após a publicidade

Outro alerta sobre quando é a hora de colocar uma camisinha nova é que, mesmo durante o sexo vaginal, se tirar o pênis da vagina e deixá-lo fora dela por um tempo, ainda que não tenha havido ejaculação, é importante trocar o preservativo também, porque ele pode ressecar e estourar na próxima penetração.

Tem alguma dúvida? Mande para capricho@abril.com.br e participe da seção S.O.S. Sexo. Seu anonimato é garantido, viu?

Já segue a CH nas redes sociais?
INSTAGRAM | TIKTOK | TWITTER | FACEBOOK | YOUTUBE

Publicidade