SOS Sexo: ‘Menstruação marrom e escura é normal?’
Buscamos uma especialista para esclarecer a dúvida, que já deve ter aparecido para muitas outras leitoras, sobre "menstruação parecida com borra de café"
ma leitora contou ao SOS Sexo da CAPRICHO que sua menstruação “veio marrom, parecida com borra de café”. A preocupação dela é se isso é normal ou o tom mais escuro é sinal de algum problema. Fomos atrás de uma especialista no tema para esclarecer essa dúvida, que já deve ter aparecido para muitas outras leitoras.
A ginecologista e obstetra Larissa Cassiano explica que o a cor se dá por ser um sangue oxidado. “Isso significa que a mulher teve uma menstruação com o fluxo um pouco menor, por isso o sangue ficou mais tempo ali, e nessa quantidade menor, ele saiu amarronzado”, explica.
Mas o que pode causar esse fluxo menor, CH? Larissa responde que o uso de anticoncepcionais pode diminuir o fluxo da menstruação e deixar ele em um período mais curto, além disso, infecções vaginais também podem gerar essa diminuição. “Em alguns casos, a mulher não está menstruada, é apenas um escape“, acrescenta a ginecologista.
Ela também aponta que essa secreção marrom pode sinalizar uma alteração no útero, como pólipos ou miomas. Por isso, se a situação se repetir muitas vezes, vale procurar uma ginecologista para investigar, certo?
O que é menstruação?
Quando o ciclo menstrual da mulher é regular, todo mês a partir da menarca (primeira menstruação), ela ovula. Quando o óvulo não é fecundado, a mulher menstrua para limpar o útero e prepará-lo para uma possível gestação no mês seguinte. Nessa ação fisiológica, o endométrio, uma membrana uterina interna, se desprende e sai pela vagina. Logo, a menstruação nada mais é que a liberação de sangue e tecido uterino nesse processo natural de limpeza, que faz parte do ciclo reprodutivo da mulher, que tem três fases: a fase pré-ovulatória, a ovulatória e a fase pós-ovulatória.
Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!