SOS Sexo: ‘Menstruação com coágulos é normal?’

A ginecologista Larissa Cassiano explica quando os coágulos são normais e quando é importante ligar o alerta para sua saúde menstrual

Por Da Redação 7 mar 2025, 18h46
A

 menstruação pode variar bastante entre as mulheres e até na mesma mulher, entre cada ciclo. Dependendo do fluxo, por exemplo, o sangue liberado pode ser mais vermelho ou mais escuro. Mas e quando a menstruação vem acompanhada de coágulos? Isso é normal? O que pode significar? O SOS Sexo de hoje responde!

A ginecologista e obstetra Larissa Cassiano explica que a menstruação com coágulos pode ser comum no primeiro ou segundo dia em pessoas que têm um fluxo muito intenso. “Geralmente, quando o fluxo muito intenso, o sangue acaba ficando um tempo no útero, coagula e os coágulos são liberados na menstruação”, diz.

É importante entender, segundo a médica, o que pode estar causando esse fluxo mais intenso. Ele pode ser resultado de patologias como mioma, adenomiose e alterações como pólipos, sinéquias uterinais e endometriose. Tudo isso pode levar a essa formação de coágulos.

Continua após a publicidade

“Então, se você tem um fluxo que está aumentado, está observando a presença de coágulos, não considere isso natural. Sempre busque investigação, avaliação. Em muitos casos, o ultrassom transvaginal pode ser muito importante para fechar o diagnóstico”, indica a especialista.

Confira a explicação dela completa no vídeo a seguir:

View this post on Instagram

A post shared by CAPRICHO (@capricho)

 

O que é menstruação?

Quando o ciclo menstrual da mulher é regular, todo mês a partir da menarca (primeira menstruação), ela ovula. Quando o óvulo não é fecundado, a mulher menstrua para limpar o útero e prepará-lo para uma possível gestação no mês seguinte. Nessa ação fisiológica, o endométrio, uma membrana uterina interna, se desprende e sai pela vagina. Logo, a menstruação nada mais é que a liberação de sangue e tecido uterino nesse processo natural de limpeza, que faz parte do ciclo reprodutivo da mulher, que tem três fases: a fase pré-ovulatória, a ovulatória e a fase pós-ovulatória.

Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!

Publicidade