SOS Sexo: ‘É normal ter dor de barriga durante a menstruação?’

A dor de barriga na menstruação pode ter várias causas. Saiba quando é comum, quando preocupar e como aliviar o desconforto de forma segura

Por Da Redação 21 nov 2025, 17h00
V

ocê já reparou que, durante a menstruação, seu intestino fica mais solto? Pois saiba que isso é totalmente normal. No SOS Sexo de hoje, a ginecologista Juliana Teixeira explica que esse é um efeito comum do próprio funcionamento do corpo durante o ciclo.

“Para o nosso útero contrair e a menstruação sair, o corpo produz algumas proteínas inflamatórias, as prostaglandinas. Elas ajudam o corpo a menstruar — e tá tudo bem, gente, não se assustem com o nome ‘inflamatórias’”, esclarece a médica. O ponto é que essas mesmas substâncias também atuam no intestino, deixando tudo mais acelerado por ali.

“No intestino, essas prostaglandinas vão ajudar ele a ficar um pouco mais solto do que você está habituada”, explica Juliana. Por isso, é super comum que, durante o período menstrual, as evacuações aconteçam com mais frequência e que as fezes fiquem mais pastosas ou até mais líquidas.

Mas nem tudo é normal, e é importante saber diferenciar. “O que não é normal, e que é um sinal de alerta, é isso provocar uma dor muito intensa na hora de evacuar. Isso pode ser um sinal de endometriose, por exemplo”, destaca a ginecologista.

Continua após a publicidade

No geral, a mudança no funcionamento do intestino é só mais uma das várias transformações do corpo durante o ciclo. “É super comum o intestino ficar mais solto do que era antes, mas não é comum isso te provocar dor ou te deixar muito incomodada. Se isso estiver acontecendo, vale procurar um gineco. Mas se ele só está um pouquinho mais solto do que o normal, pode ficar tranquila: isso faz parte da sua menstruação”, finaliza.

Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!

+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade