SOS Sexo: ‘Como higienizar corretamente seus vibradores?’

Uma boa higienização desses aparelhos garante uma utilização segura e evita, por exemplo, o desenvolvimento de corrimento

Por Mavi Faria 16 Maio 2025, 18h00
V

ibradores são ótimos dispositivos para te ajudar a conhecer mais o seu corpo e explorar seus gostos e, aqui na CAPRICHO, a gente já até montou um guia para quem vai garantir o seu primeiro brinquedo sexual. Contudo, para garantir uma utilização segura do aparelho, você precisa aprender a higienizá-lo corretamente!

Para isso, contamos com a ajuda da ginecologista Juliana Teixeira que nos explicou tudo sobre a melhor forma de limpar o seu vibrador e evitar o desenvolvimento de corrimento, por exemplo.

Teixeira explica que em modelos simples, sem muitas cavidades, a higienização é fácil e você vai precisar somente de água, de preferência morna, e sabonete, o mesmo que você usa para lavar suas partes íntimas. Lembrando, aqui, que este sabonete não tem perfume nem glitter, é o mais neutro possível.

Continua após a publicidade

Na hora de lavar, é só ensaboar o vibrador com o sabonete, lavar com a água quente e depois deixar secar. Agora, se o seu vibrador não for à prova de água, Teixeira lembra que você precisa tomar cuidado com a parte elétrica do aparelho. “Nesses casos, tente proteger a parte elétrica antes de pôr na água se o seu não puder ter contato com água”, alerta.

Com tipos de vibradores com formatos diferentes, ou com sugadores de clitóris, o cuidado precisa ser um pouco maior. Nesse caso, a ginecologista indica utilizar um cotonete para auxiliar a higienizações de espaços menores e mais detalhados.

“É normal acumular muita sujeira nessa região e é mais difícil de tirar só passando na mão. Então, você vai usar um cotonetinho para te ajudar na higiene dessas áreas aqui mais difíceis”, explica. Depois de limpo, é só deixar secar naturalmente em cima de uma toalha, assim como com o modelo mais simples.

Continua após a publicidade

Confira o vídeo abaixo com a explicação detalhada da ginecologista.

Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!

Publicidade