Continua após publicidade

SOS Sexo: ‘Com o DIU hormonal é preciso tomar pílula do dia seguinte?’

Ginecologista Juliana Teixeira esclarece sobre a necessidade de recorrer a um método de emergência, quando uma garota já usa DIU ou outro contraceptivo

Por Da Redação Atualizado em 29 out 2024, 15h18 - Publicado em 27 set 2024, 18h00
V

ocê esqueceu a camisinha, ela estourou ou, por qualquer outro motivo, você teve uma relação sexual sem proteção. Só que você usa um DIU hormonal como método contraceptivo. É necessário tomar a pílula do dia seguinte mesmo assim? Essa foi a dúvida que um leitora mandou ao SOS Sexo da CAPRICHO.

A ginecologista Juliana Teixeira tranquiliza a jovem que mandou a pergunta e todo mundo que compartilha dessa dúvida. “Se você usa qualquer método contraceptivo de maneira correta, não precisa tomar pílula do dia seguinte”, esclarece.

A médica ressalta que essa, inclusive, é uma das grandes vantagens dos métodos contraceptivos de longa duração como os DIUs e o Implanon (chip anticoncepcional), por exemplo, já que, se estiver no lugar certo, ele te protegerá em situações como a citada no início do texto e não haverá necessidade da pílula do dia seguinte – que vale lembrar é um método de emergência e não preventivo.

Continua após a publicidade

“A pílula do dia seguinte é recomendado para aquela mulher que não usa método contraceptivo nenhum, ou que até usa mas naquele mês específico usou totalmente errado, esqueceu de tomar o anticoncepcional ou fez alguma pausa”, diz. Neste outro texto aqui, listamos 9 coisas que você precisa saber antes de tomar a pílula do dia seguinte.

Dispositivo Intrauterino, popularmente conhecido como DIU, é um método contraceptivo de longa duração e alta eficácia. É um pequeno dispositivo em forma de T que é inserido no útero por um profissional de saúde (como um ginecologista).

O DIU Hormonal libera pequenas quantidades de hormônios, como o levonorgestrel, diretamente no útero. Isso causa alterações no muco cervical, tornando-o mais espesso e dificultando a movimentação dos espermatozoides, além de, em alguns casos, inibir a ovulação.

Continua após a publicidade

Mas, ó, isso não significa que, por causa do DIU, você não precisa usar camisinha sempre, viu? Além de prevenir uma gravidez indesejada, o preservativo é fundamental para prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Cuide-se!

Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!

Continua após a publicidade

Publicidade