Sinais que você está perdendo sua individualidade no namoro

É importante aprender a identificar mudanças no comportamento que mostram perda de autonomia dentro de um relacionamento

Por Juliana Morales 7 dez 2025, 13h00

T

odo relacionamento é uma soma (ou pelo menos deveria ser). Duas pessoas, que se gostam, decidem se unir para compartilhar momentos juntas e aprender uma com a outra a serem melhores. E, assim, ninguém se apaga ou se divide, mas ambas as partes crescem. Acontece que, na prática, nem sempre é assim.

 

Existe uma armadilha perigosa para quem namora que é ficar tão imersa na relação e acabar deixando a individualidade de lado. Sem perceber, o relacionamento vira o centro da vida e todo o restante das coisas que ama e que fazem parte de quem se é fica em segundo plano, totalmente esquecido. Para não cair nessa dinâmica problemática, é preciso ficar atento a mudanças no comportamento e como você anda se sentindo.

Para ajudar, apontamos alguns sinais que você deve prestar atenção, caso suspeite que sua individualidade está em perigo por causa da relação que você está vivendo.

1. Suas escolhas estão sempre girando em torno do outro

Qual foi a última vez que você tomou uma decisão sozinha e pensou em você? Isso acontece com frequência ou não? É normal ceder dentro de um relacionamento, mas é preciso que tenha um equilíbrio e que ninguém fique em desvantagem.

2. Você deixou hobbies e interesses pessoais de lado depois que começou a namorar

Em um relacionamento saudável, você sempre vai ter tempo de fazer o que gosta, certo? Deixar atividades que antes te traziam prazer porque “não combinam” com o outro ou porque o parceiro não participa não é um ato de amor, é cilada.

Continua após a publicidade

3. Você também se desconectou muito de amigos e familiares

Também não é nada normal se afastar da sua rede de apoio depois de começar a namorar. A sua vida social precisa existir para além do seu relacionamento.

4. Você se sente culpada(o) quando se prioriza

Vale deixar bem claro: fazer algo por si não sinônimo de egoísmo!

5. Ficar sozinha(o) te causa ansiedade ou culpa

Quando passar um tempo na sua própria companhia soa como algo errado ou como falta de amor, vale entender de onde vem esses sentimentos.

6. Você sente um medo enorme de desagradar ou contrariar seu parceiro(a)

Não é porque você namora com a pessoa que vocês precisam concordar em tudo. É fundamental que você dê sua opinião e se posicione, sim.

Continua após a publicidade

7. Você precisa da validação da outra pessoa

Você só consegue se sentir capar e em segurança se a outra pessoa te elogiar e concordar com você? Red flag!

8. Uso constante do “nós”, quase nunca do “eu”

É aí que a identidade vira um conjunto, não uma soma. Quando, na verdade, o certo para dar certo é cada um deve ter decisões, expectativas e opiniões próprias e que se convirjam.

+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade