Será que você já cometeu ‘floodlighting’ no primeiro encontro?

Apressar a intimidade pode afastar mais a outra pessoa do que gerar conexão, viu?

Por Juliana Morales 4 abr 2025, 15h00
É

muito bom quando as duas pessoas se sentem à vontade e a conversa flui bem no primeiro encontro. Essa abertura, no entanto, pode ser perigosa quando uma das partes tenta apressar a intimidade, compartilhando detalhes muitos pessoais, como traumas, términos, problemas familiares ou dificuldades com saúde mental, logo de cara.

Esse comportamento é o que a galera está chamando de  “floodlighting” (ou “iluminação com holofotes” em português) nas redes sociais. O termo, criado pela pesquisadora norte-americana Brené Brown, diz respeito ao ato de sobrecarregar a outra pessoa expondo excessivamente suas fragilidades – não para se conectar mais, mas como uma forma de testar a atitude do outro.

Em muitos casos, a intenção por trás de se mostrar vulnerável no primeiro encontro pode ser boa, mas pode causar o efeito contrário: ao invés de trazer para perto, acaba afastando a outra pessoa, que pode se sentir desconfortável e assustada com o excesso de informação e nível de intimidade.

Continua após a publicidade

Quem pratica o floodlighting pode se decepcionar também ao esperar que o parceiro ou parceira se abra também e corresponda com o mesmo nível de vulnerabilidade – mas nem sempre isso acontece. Cada pessoa tem um jeito e uma forma de lidar com suas emoções e apresentá-las.

Isso não significa que você deva ficar medindo suas palavras e pensando em cada assunto, tá? Agir naturalmente e ser você mesmo é muito importante. A dica para evitar o floodlighting é perceber ao começar expor algo mais pessoal e questionar se faz sentido abordar isso com essa pessoa ou se é o momento ideal. Também vale entender o objetivo dessa explanação: será que você só está contando isso em busca de validação, por exemplo?

Para ajudar também, listamos aqui alguns assuntos que é melhor evitar no primeiro encontro para não correr o risco de estragar o clima. E também. Já neste outro texto, falamos dos quatro grandes erros que cometemos quando estamos conhecendo alguém.

Continua após a publicidade

Mas então o que falar no primeiro encontro?

De todos os assuntos que vocês podem conversar no dia, alguns deles são mais ‘seguros’, promovem uma conversa mais agradável, tranquila e que ainda permitem que vocês se conheçam melhor de um jeito mais leve.

Vocês podem contar um para o outro quais músicas, filmes, séries e livros preferidos do outro (aqui, você pode descobrir que seu date é fã de algo que você ama ou odeia, já pensou?). Outro tema para entender o estilo da pessoa é questionar sobre onde ela gosta de viajar, ou gostaria de ir viajar. Elencar 3 destinos dos sonhos, cada um de vocês, é uma ótima sacada.

Quer um pouco mais de inspiração? Confira 19 perguntas que você pode fazer durante o primeiro encontro.

Mas lembre-se, pode parecer clichê, a melhor dica para dates continua sendo ser você mesmo. Assim você dá a pessoa a oportunidade de te conhecer e de vocês terem uma troca sincera.

 

Publicidade