Será que você está se preparando para ser um ‘adulto funcional’?
É importante refletir sobre sua conduta e comportamento nesses tópicos para entender quão responsável e independente você já
ntrar na faculdade, conseguir um emprego legal, sair da casa do pais e viajar são algumas das metas que sonhamos em alcançar quando pensamos em ser uma pessoa madura e adulta. Mas além das condições necessárias para cumprir cada passo, como a estabilidade financeira, a maturidade também vem alinhada a um outro propósito, o de ser um adulto funcional.
Esse termo representa responsabilidades e consciências que fazem uma pessoa não só ser um adulto, mas ser um que consiga realmente se virar sozinho e ser independente. Por exemplo, como conseguimos falar que uma pessoa já é um adulto maduro se não consegue se organizar financeiramente para viver sozinho ou se não sabe nem busca aprender como cozinhar coisas básicas?
Ser um adulto funcional significa que você consegue se virar sozinho, sem depender de outras pessoas para tudo. São os desafios que esse tipo de maturidade exige que são muito esquecidos por quem começa a sonhar com a liberdade da vida adulta — sem a funcionalidade independente, é bem difícil você conseguir experienciar essa nova fase da vida.
Ah, e não estamos falando que ser um adulto funcional significa não receber ajuda de ninguém, tá? É claro que sua família e amigos estarão lá para te apoiar no que precisar, mas é importante que você tenha maturidade para encarar os desafios com autonomia. Já imaginou se você fosse depender 100% de alguém para te lembrar de pagar as contas ou de te enviar comida para a semana?
É por isso que, antes de dar este importante passo na vida adulta, é necessário ter senso crítico e entender se você está ou não preparado para ser um adulto funcional. Abaixo, reunimos 6 tópicos importantes para você refletir e entender se já consegue se virar e cuidar de si mesmo.
1. Sabe lidar minimamente com imprevistos e frustrações
Uma coisa que podemos garantir é que, quando você passa a ter responsabilidades de adultos, o que mais vão surgir serão os problemas. Com a casa, com dinheiro, com amigos, com a família, com você mesmo… Sempre vai acontecer alguma coisa fora do esperado que vai mudar sua rotina e te obrigar a repensar as coisas.
Nesses momentos, se estressar e perder a cabeça só piora a situação ao invés de ajudar. Por isso, é importante que você tenha no mínimo consciência que problemas e erros irão surgir e que você será a pessoa responsável por consertá-los. Então, já comece a tentar aprender a lidar com frustrações, respirar fundo e ser mais pró-ativo, para que, nos piores momentos, você consiga se organizar com mais calma.
2. Consegue ser responsável com o dinheiro
Um adulto funcional não só é capaz de cuidar das contas da casa e despesas pessoais, como também sabe que é preciso ter uma reserva de emergência para os vários imprevistos que surgirão. Se você gasta todo dinheiro que ganha mensalmente, e é incapaz de ser responsável com seu dinheiro, então você é funcional, ou seja, não se sustenta por si só.
3. Reconhece os cuidados básicos que envolvem a manutenção da sua saúde física e mental
Alcançar a liberdade não significa poder viver de qualquer jeito sem prestar atenção na sua saúde física e mental. Seu corpo precisa de descanso com boas horas de sono, uma alimentação equilibrada, horários de lazer e de tranquilidade. Negligenciar o seu próprio corpo mostra que você não tem responsabilidade suficiente para cuidar de si mesmo e não será capaz de viver bem sozinho, como um adulto.
4. É capaz de reconhecer os erros e de pedir desculpa
Ser um adulto funcional não é sinônimo de nunca mais cometer nenhum erro, tá? Mas sim de que, quando cometê-los, saberá reconhecer, pedir desculpas e seguir em frente. A grande virada é você aprender com seus pontos fracos e saber seguir em frente, ressignificando essas experiências na sua vida.
5. Sabe minimamente como limpar e organizar a casa
Manter o seu espaço pessoal organizado e limpo não só é bom para sua saúde mental, como também mostra que você é capaz de cuidar de si e de preservar a higiene do seu ambiente. Acumular sujeira, roupa suja, lixo e qualquer bagunça mostra que você ainda não consegue ser responsável por si e, possivelmente, ainda não é um adulto funcional.
6. Consegue cozinhar o básico para sobreviver
Da mesma forma, não ser capaz de se manter por conta própria na parte da alimentação, como não conseguir cozinhar nada para si em situações de emergências e se mantendo como uma pessoa dependente de outras, mostra que você não se esforça para cuidar de si por conta própria. Importante entender que quando falamos da alimentação, é sobre saber se virar e fazer o mínimo. Se você sabe e mesmo assim prefere contar com restaurantes ou até familiares, tudo bem. Mas é necessário que você saiba se virar em momentos de urgência, entende?
E aí, você acha que já está preparado para ser um adulto funcional?
+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.
Maxton Hall: saiba quando estreia cada episódio da 2ª temporada da série
Novembro de 2025 terá 3 feriados nacionais, mas só um cai durante a semana
Resumo de ‘Dona de Mim’: Capítulo de sexta-feira (14/11/2025)
10 perfumes para a primavera com notas cítricas e florais
Veja a lista completa de vencedores do Grammy Latino 2025





