Será que você está entrando em um relacionamento rebote?
Para identificar, é preciso entender o que é um relacionamento rebote e suas consequências
rovavelmente, você conhece alguém (ou é essa pessoa) que terminou um namoro e, logo em seguida, entrou em uma nova relação. Sim, um novo amor não tem tempo certo ou errado para chegar, mas, muitas vezes, a pessoa emenda um relacionamento no outro na tentativa de curar feridas emocionais de um passado que ainda não foi superado.
Nesse caso, essa relação pode ser chamada de relacionamento rebote, já que é uma consequência do anterior. Vale ressaltar que, muitas vezes, os envolvidos nem percebem que estão nessa situação. Por isso, para conseguir identificar os sinais, é importante entender como funciona e também as consequências desse tipo de relação.
O que é relacionamento rebote
Em entrevista à Cosmopolitan, a psicoterapeuta, especialista em relacionamento e recuperação de infidelidade, explica que o relacionamento rebote é definido, geralmente, como qualquer relacionamento romântico que surge logo após um relacionamento anterior.
Ela explica, no entanto, que há pessoas que interpretam seu significado de maneiras diferentes. Para alguns, trata-se simplesmente de mergulhar em algo novo assim que terminar com o ex. Já outros defendem que é sobre namorar alguém novo antes de processar totalmente seus sentimentos em torno de uma separação anterior. Nesse caso, o relacionamento rebote não está associado à rapidez com que acontece, mas com a situação emocional dos envolvidos.
As consequências de um relacionamento rebote
Como já pontuamos no início deste texto, não é todo relacionamento que acontece logo após outro é negativo. Pode acontecer, sim, de você encontrar alguém legal logo e conseguir criar uma relação nova – se você tiver autoconhecimento e construir um diálogo aberto, principalmente. Mas, infelizmente, em muitos casos, o relacionamento rebote traz uma série de riscos.
Em outra matéria da CAPRICHO sobre término, a terapeuta de relacionamento Rosangela Matos ressaltou que engatar outro amor, sem ter curado o ex, faz muita bagunça na vida psicológica da pessoa. Afinal, se você não assimila o término e não faz um balanço da relação, e até vive o luto, pode acabar repetindo padrões negativos antigos em um novo relacionamento.
Sem entender por que a relação anterior acabou, é mais fácil acabar procurando uma pessoa parecida com o ex, entrando numa relação sem saber o que deseja e confundindo amor com carência. Para a terapeuta, “quando a relação acaba, é como se fosse uma tempestade: você precisa entrar na sua casa, cuidar um pouco de você, se olhar, entender o que quer procurar no mundo lá fora, e só depois que estiver segura, aí sim, você sai para fora e consegue ver o Sol brilhar novamente”.
E aí, você já esteve em um relacionamento rebote?