Ser ‘esposa troféu’ se popularizou nas redes, mas esconde os riscos
Termo é cobiçado por jovens nas redes, mesmo sem a convergência do que significa de verdade ser uma esposa troféu e quais seus riscos
as bolhas de conteúdo existentes nas redes, a última que estourou para a superfície e entrou no feed da galera foi a da esposa troféu. Diversas meninas jovens começaram a postar no TikTok como sua rotina sendo uma “esposa troféu” era e uma outra parte das garotas idealizava sobre sua vida se casasse e se tornasse uma também.
O termo, originalmente, designa uma esposa muito bonita e jovem que seria a conquista do marido – o troféu que ele carregaria ao seu lado. O cotidiano delas seria voltado para os cuidados com a juventude e com a beleza, tão características do papel. Entretanto, uma galera nas redes tem notado que muitas das esposas troféus de hoje não são tão “troféus” assim.
@iaiabernardes @iaiábernardes
Um dos vídeos que mais foi comentado sobre o assunto foi o da jornalista Patrícia Parenza. Nele, ela lembra que os serviços feitos por muitas novas esposas troféus, como cuidar dos filhos, cozinhar e arrumar a casa, ainda são um trabalho — o famoso trabalho do cuidado. Mesmo sem a remuneração, elas estão trabalhando e, para Patrícia, esse tipo de atividade não pertence às de uma esposa troféu – que seria viver sem esforços, apenas cuidando de si.
Mas, o que define, efetivamente, uma esposa troféu? É a beleza, a juventude, algum serviço que faz ou uma inteligência? Uma breve busca nas redes já demonstra como não só o termo se popularizou e há diversas jovens querendo ser uma, como também se diversificou. A cada vídeo, é possível encontrar uma descrição diferente do que é ser uma esposa troféu.
Em um deles, a usuária @bruna.ferrari, do TikTok, afirma que, para ser uma esposa troféu, é preciso ter inteligência, elegância e classe. Para ela, o marido busca uma mulher tão evoluída intelectualmente e socialmente como ele, então não basta ser bonita ou jovem. Em outros casos, cuidar dos filhos também não é o problema, ou até cozinhar, porque é interpretado como um carinho especial ao marido.
@bruna.ferrari
Entretanto, mesmo sem a convergência do que é, efetivamente, ser uma esposa troféu, o alerta envolvendo a dependência financeira é o mesmo. Tanto no vídeo de Patrícia, quanto de outras esposas ou jovens que aspiram a posição, a reflexão sobre o dinheiro permanece. Vale lembrar que, para os homens, a esposa troféu é uma posição muito relacionada à beleza física e à juventude, características que são transformadas ao longo dos anos. Além disso, o
Com a maioria, se não todas, as esposas troféus deixando de lado seus empregos, a renda é toda do marido e elas passam a viver em uma relação de dependência financeira. O principal problema, fora a falta de independência, em alguns casos, para manusear o dinheiro como quiser, é a situação que essa mulher irá se encontrar caso o casamento não dê certo.
Outro cenário não tão difícil de ser imaginado é a esposa troféu ser trocada por um troféu mais jovem quando os sinais da idade começarem a aparecer. Por isso, a dica tanto de Patrícia, quanto de outras mulheres nas redes, é a de buscar ter algum patrimônio no próprio nome, seja uma casa, um apartamento, um carro ou até joias, para que, caso não exista mais a relação, a esposa não fique à mercê. Além da importância de construir e alimentar coisas além da relação, evitando o erro de colocar o relacionamento no centro da sua vida e esquecer da própria individualidade.
A popularização da ‘esposa troféu’ não é um movimento solitário. Aqui, na CH, já mostramos como a trend da tradwife também buscava pela retomada de costumes mais conservadores, com mulheres cuidando da casa, sempre muito bem vestidas e 100% dedicadas ao marido e aos filhos. Nas redes, essas trends são muito romantizadas e mostram apenas um lado de um estilo de vida específico — que não necessariamente é todo ruim, mas possui muito pontos a serem avaliados, tanto no agora quanto no futuro.