Continua após publicidade

Ser engraçado no primeiro encontro não é tão eficiente, aponta estudo

Pesquisadores derrubaram a teoria de que gostar do humor do parceiro ou da parceira é uma prioridade. Vem entender!

Por Da Redação Atualizado em 29 out 2024, 16h20 - Publicado em 10 jan 2024, 18h35

Não dá para negar: pessoas engraçadas têm um charme especial. Mas o humor não tem todo esse poder na hora da paquera, viu? Pelo menos é o que diz um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Stirling, na Inglaterra.

Após analisarem mais de 800 encontros entre pessoas heterossexuais e questionar suas preferências e níveis de atração, eles concluíram que, diferente do que muitos pensam sobre homens e mulheres terem preferência por parceiros e parceiras com um ótimo senso de humor, as pessoas não costumam achar alguém mais atraente por darem risadas de suas piadas no primeiro encontro.

O motivo é simples: nem sempre é natural ser engraçado e o outro pode perceber a tentativa de fazer ele rir como algo forçado. Como você ainda não conhece muito bem a pessoa, também é difícil saber qual é o tipo de humor que mais a agrada. Vale lembrar que o que tem graça para você pode não fazer muito sentido para a outra pessoa.

O psicólogo Henry Wainwright, autor principal do estudo, explica que, no passado, acreditava-se que ter atração por pessoas engraçadas era útil porque os seus filhos tinham maior probabilidade de herdar características benéficas, como a inteligência. “Se for verdade, este processo levaria a uma vantagem evolutiva tanto por ser engraçado como por se sentir atraído por pessoas engraçadas, o que pode explicar a razão pela qual o humor é encontrado em praticamente todas as culturas humana”, diz em entrevista ao UQ News.

No entanto, Henry ressaltou que os resultados do estudo sugeriram que “tentar muito ser engraçado em um encontro pode ser mais contraproducente do que útil”. A dica é ser você mesmo e não forçar nada.

Continua após a publicidade

Ah, e caso vocês fiquem sem assunto durante o date, ao invés de soltar uma piadinha ruim, você pode fazer uma pergunta para conhecer melhor a pessoa. Para te ajudar, neste outro texto aqui, separamos 19 perguntas que você pode fazer no o primeiro encontro.

E aí, o que você achou dessa tese? Para você, humor é um grande requisito no primeiro date?

 

 

 

Publicidade