Continua após publicidade

Senado resolve construir banheiro feminino ~apenas~ 55 anos após a inauguração

Anteriormente, as mulheres precisavam sair do Plenário para usar o banheiro.

Por Isabella Otto Atualizado em 17 ago 2016, 18h16 - Publicado em 6 jan 2016, 12h40

O Congresso Nacional em Brasília foi inaugurado em 1960 e até ontem, literalmente, o estabelecimento tinha apenas banheiros masculinos . Estamos falando de 55 anos de história! Isso mostra como as mulheres são minorias nesse ambiente.

Hoje, 12 mulheres integram o Plenário. Essas 12 senadoras, até o ano passado, precisavam sair do Congresso para usar o banheiro do restaurante ao lado, pois o banheiro do Senado era uma exclusividade dos homens.

Em entrevista à Laís Alegretti, do portal G1, a senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB-AM, afirmou que a iniciativa da reforma só veio após muita reivindicação por parte da bancada feminina. ” Não é um banheiro que vai mudar toda a situação, mas o fato de não ter um banheiro no Plenário é um indicativo de que a Casa não foi preparada para as mulheres (…) Estamos mudando a estrutura física”, revelou.

Vale ressaltar que o Senado conta com 81 parlamentares no total, sendo que apenas 12 são do sexo feminino. Ou seja, temos menos de 15% de senadoras atuando no Congresso. Por causa disso, obviamente, discussões envolvendo inclusão e igualdade de gênero ficam de lado.

Continua após a publicidade

A reforma, que vai dividir o banheiro masculino em duas partes, uma exclusiva para mulheres, fica pronta até o incício de fevereiro, quando os senadores retomam as suas atividades.

Antes tarde do que nunca… Mas que bizarro, não?! Imagina você não ter um banheiro feminino para usar no trabalho ou no colégio?

Publicidade