Sem número de likes: Instagram inicia teste de nova função no Brasil

O intuito da ferramenta é contribuir com a melhora da saúde mental dos usuários, em especial a dos jovens.

Por Isabella Otto - 17 jul 2019, 11h41

Na manhã desta quarta-feira, 17, o Instagram começou a testar a função que desativa a contagem de likes das publicações na rede social. A novidade foi implementada também em fase de teste no Canadá, em maio deste ano. O intuito da plataforma é valorizar qualidade, não quantidade.

Reprodução/Reprodução

“Iniciamos esse teste porque queremos que os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem. Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram e nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias”, divulgou o Instagram Brasil em comunicado oficial.

O número de likes se torna invisível apenas para o público. O dono da conta continua a ter acesso normalmente às curtidas. Isso é bom, pois permite que os criadores de conteúdo continuem quantificando seus trabalhos, mas também é ruim, já que a função, que pretende melhorar a saúde mental dos usuários, continua visível para aqueles que postam e, consequentemente, não promove nenhuma iniciativa para diminuir a ansiedade daqueles que têm fixação em abrir o Insta de cinco em cinco minuto para ver se ganhou novos likes.

Confira abaixo como fica a plataforma após a mudança:

Continua após a publicidade
Divulgação/Divulgação

Então, não estranhe caso seus likes sumam, ok? A medida deve começar a afetar os usuários aos poucos. “Estamos muito animados com os resultados iniciais, mas ainda é preciso estudar ainda mais sobre como isso afeta a experiência do usuário na plataforma”, esclareceu a empresa.

Esperamos realmente que essa função trabalhe em prol da saúde mental dos usuários, principalmente da dos adolescentes.

Publicidade