Jogos lúdicos super ajudam a melhorar a sua memória e a sua concentração

Especialistas confirmam que jogos podem ser ótimos para quem precisa estimular o cérebro

Por Bruna Nunes Atualizado em 29 out 2024, 18h44 - Publicado em 4 Maio 2023, 20h06

Se você anda com problemas de concentração por aí, saiba que jogos podem te ajudar nessa! E não é só a gente que diz isso, viu? Fomos atrás de confirmar esse papo e, respondendo a dúvida da CAPRICHO, o psicólogo Leone Nunes confirmou que sim, os jogos tem inúmeros benefícios cognitivos. As atividades podem ajudar nos seguintes aspectos:

  • Concentração;
  • Criatividade;
  • Imaginação;
  • Memória;
  • Raciocínio lógico;
  • Foco;
  • Planejamento.

“Indico sempre jogos de mesa, que estimulem o social, repercutindo no desenvolvimento humano e construção de memórias afetivas e sociais.”, complementou o especialista em Terapia Cognitivo comportamental.

Pensando nisso, separamos uma lista de indicações de jogos que vão te divertir e de quebra, estimular sua memória e concentração!

1. Genius

Começando com um clássico, o Genius é um jogo bem famoso e apesar de antigo e de parecer simples, é um jogo que estimula a memória. Se você não conhece, funciona da seguinte maneira: O brinquedo vai acender uma sequência de cores e sons. Depois, você tem que acertar a ordem correta da sequência, caso lembre.

A velocidade e quantidade de “bips” aumenta a cada rodada!

Continua após a publicidade

2. Dobble

Esse jogo é perfeito para o treino de concentração e pode ser jogado de 5 maneiras diferentes. Todas as cartas têm um simbolo em comum e o objetivo é identificar duas cartas com a mesma figura. Quem achar primeiro, ganha a rodada da vez. Parece simples, mas tem que ser muito ágil! Vale muito a pena testar, pode confiar.

3. Dixit

Nesse jogo, os jogadores são contadores de histórias. Para explicar, melhor mostrar as instruções do próprio jogo:

Continua após a publicidade

1- O narrador da vez deve olhar as cartas em sua mão e, sem as revelar aos outros jogadores, escolher uma e falar uma palavra, frase ou ideia, sobre ela.

2- Os outros jogadores devem então selecionar uma carta (também secretamente), de suas mãos, que mais combina com a frase dita pelo narrador.

3- O narrador embaralha todas as cartas recebidas e revela.

4- Com todas as figuras à mostra, todos os jogadores devem apostar para acertar a imagem do narrador!

Continua após a publicidade

Quem conseguir roubar votos do narrador ganha pontos, mas se ninguém – ou todos -, acertarem a carta correta, o narrador não pontua e os outros marcam 2 pontos!

4. Os clássicos funcionam

Não precisa de muita coisa, jogos conhecidos e clássicos já podem te auxiliar nessa missão. O famoso jogo da memória, xadrez e até mesmo dominó, são indicações do psicólogo, porque demandam concentração e estimulam o raciocínio!

Bora jogar?

Publicidade