Continua após publicidade

S.O.S. Sexo: ‘Tem algum exame médico que preciso fazer todos os anos?’

Lembre-se que é muito importante consultar um ginecologista com frequência!

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2024, 02h29 - Publicado em 22 fev 2019, 18h00

Se você ainda não tem costume de consultar um ginecologista com frequência, já passou da hora de mudar isso. É claro que a necessidade fica ainda maior quando você perde a virgindade, mas isso não significa que só é preciso fazer exames e conversar com o profissional depois da primeira relação sexual, viu? É sempre importante verificar se sua saúde está certinha. Por isso, a nossa leitora M.R., de 20 anos, quer saber: “Quais são os exames médicos que devo fazer todos os anos?”.

Getty Images/Reprodução

Quem esclarece a dúvida é a Dra. Erica Mantelli, ginecologista, obstetra e sexóloga:
A lista de exames vai depender muito de cada caso, pois ela é individualizada para cada paciente. O médico deve avaliar as condições de saúde, os hábitos de vida e a presença ou não de doenças recorrentes. Então, é possível saber quais exames solicitar.

Entretanto, tem alguns exames que são o mínimo necessário para uma boa avaliação. Por exemplo, exames de sangue – para fazer uma avaliação hormonal, avaliar os níveis de vitaminas, como está o metabolismo, avaliar a função da tireoide – exames de IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Também é importante analisar os de vitamina D, por exemplo, e outras vitaminas de acordo com a necessidade e o quadro clínico de cada um. Além disso, pode ser necessário também exames complementares como os de imagens, ultrassonografias (da pelve ou por via transvaginal) e para avaliação mais completa pode ser necessário também realizar exames da tireoide, ultrassom abdominal, entre outros.

É importante a coleta de Colpocitologia Oncótica, conhecido popularmente como Papanicolau, e em alguns casos o médico pode pedir uma colposcopia e vulvoscopia. Nas mulheres que apresentam corrimento de repetição, podem ser realizados outros exames. Então, não existe uma lista fixa de exames e tudo vai depender do caso clinico de cada um, por isso é importante manter a avaliação do médico em dia. Entendido?

Publicidade