S.O.S. Sexo: ‘Posso tomar anticoncepcional sem ter relações sexuais?’

Faz sentido tomar a pílula sem ter uma vida sexual ativa?

Por Amanda Oliveira 1 jun 2018, 21h02

Tomar ou não pílula anticoncepcional é um dilema que muitas meninas enfrentam ou ainda vão enfrentar durante a vida. Ela, apesar de válida se tomada corretamente sob orientação médica, pode apresentar alguns efeitos adversos no organismo feminino.

Ainda assim, muitas meninas têm a opção de começar a fazer uso da pílula mesmo sem ter iniciado a vida sexual, para tratar um ovário policístico, por exemplo, ou para se preparar para a primeira vez. É o caso da leitora A.M., que nos enviou a seguinte dúvida: “eu preciso mesmo tomar anticoncepcional antes de ter relação sexual?”.

GIPHY/Reprodução
  • Quem responde a dúvida é a Dra. Mariana Maldonado, ginecologista especialista em sexualidade:
    Não precisa, A.M., mas você pode, se quiser. Quando se começa a tomar a pílula na época correta (primeira cartela no primeiro dia da menstruação), você já ficará protegida logo a partir do primeiro mês de uso. A pílula anticoncepcional também tem outros benefícios além de evitar a gravidez, como o tratamento de ovários policísticos, acne, entre outros. Mas, para saber se você pode começar a tomar e qual é o medicamento mais indicado para o seu organismo, só consultando o ginecologista, combinado? Ah! E é importante ressaltar que, fazendo ou não uso da pílula ou de qualquer outro método contraceptivo, preservativo sempre, ok?

    Mande sua dúvida para capricho@abril.com.br e participe da seção S.O.S. Sexo!

    Continua após a publicidade
    Publicidade