S.O.S Sexo: “Eu posso me masturbar mesmo sendo virgem?”

A leitora B.F. quer entender se a masturbação interfere na virgindade de alguma forma

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 22 jul 2021, 18h41 - Publicado em 23 jul 2021, 12h10
de um lado, o hidratante, o perfume e a máscara facial hello stars, dispostos lado a lado. De outro, as frases: Cada estrela é única, como você. Conheça a nova linha Hello Stars. Todos os elementos estão em um fundo azul escuro com estrelas que brilham
CAPRICHO/Divulgação

Até hoje, a ideia de sexo é muito atrelada à da penetração vaginal, como se fossem sinônimos. Não são. Não precisa haver penetração para haver sexo, como no caso do sexo oral ou até mesmo da masturbação. Mas e quando o momento de prazer acontece a sós? A leitora B.F, de 17 anos, tem uma dúvida sobre o tema: Posso me masturbar mesmo sendo virgem? De quais maneiras?”, ela quer saber.

Ilustração, com fundo rosa, de mão feminina tocando uma flor
Juj Winn/Getty Images

A ginecologista e obstreta Erica Mantelli é quem responde:

Sim, é possível se masturbar mesmo sendo virgem e não realizando a penetração vaginal. A masturbação envolve conhecer o próprio corpo, ver como ele reage ao toque, às sensações, ao explorar as zonas erógenas. Você não necessariamente precisa introduzir algo na vagina para se masturbar ou ser masturbada pelo(a) parceiro(a). Na verdade, é o toque no clitóris, aquele ‘botãozinho’ que fica na junção dos pequenos lábios, antes da saída da uretra, que proporciona mais prazer para a mulher, por causa das mais de 8 mil terminações nervosas da região. Então, sim, é possível. O que acontece é que, normalmente, meninas que são virgens preferem não introduzir por ora nada, nem mesmo o dedo, no canal vaginal – mas também não é uma regra. O mais importante é você só fazer aquilo que se sente confortável fazendo. Lembre-se de que todo o nosso corpo é capaz de nos proporcionar sensações prazerosas! O lance de continuar virgem ou não depende muito do que a menina considera fazer sexo. Você se masturbar sozinha em casa não te faz mais ou menos virgem. Algumas mulheres, contudo, entendem que, quando são masturbadas por outras pessoas, deixam de ser virgens. Outras, que a perda da virgindade só acontece quando há penetração e rompimento do hímen. É uma questão muito mais psicológica e social que biológica.”

  • O orgasmo pode ser alcançado através de outras regiões, como o clitóris, a região dos mamilos, ou o ânus. Assim, é possível chegar ao clímax com o estímulo das regiões erógenas e ter um orgasmo sem a penetração. “Dá pra friccionar o clitóris esfregando repetidamente a vulva no colchão da cama, fazer movimentos repetitivos em uma cadeira, friccionar o clitóris com um travesseiros ou almofada, e ainda utilizar uma toalha enrolada no meio das pernas para fazer movimentos de vai e vem”, explica a Dra. Monique Novaceck no da Guia da Masturbação Feminina Segura  da CAPRICHO, em que esclarecemos as dúvidas mais frequentes sobre o tema! Afinal, para curtir o próprio corpo é importante saber mais sobre ele, né?

    Se tiver alguma pergunta para a seção S.O.S Sexo, envie para capricho@abril.com.br!

    Já segue a CH nas redes sociais?
    INSTAGRAM | TIKTOK | TWITTER | FACEBOOK | YOUTUBE

    Continua após a publicidade
    Publicidade