Ressaca digital: você já se arrependeu do que postou no calor do momento?
Precisamos refletir o que está por trás da exposição nas redes sociais e fazer algumas perguntas a nós mesmos

ocê já postou uma série de vídeos ou fotos nos stories durante um rolê ou festa, e, no dia seguinte, se arrependeu por sentir que se expôs demais nas redes sociais? Essa espécie de “ressaca digital” é comum entre os jovens, e existem muitos pontos por trás dela que são interessantes para a nossa galera pensar sobre.
O que você posta nas redes sociais? O que te motiva a postar o que você posta? E por que vem o arrependimento em seguida? Bora refletir mais sobre tudo isso juntos?
Os tempos mudaram…
O primeiro ponto que vale trazer para a discussão é que estamos vivenciando uma queda de popularidade do Instagram nos últimos anos, principalmente entre a nossa galera mais jovem. E isso se dá tanto por mudanças no feed e algoritmo até o grande sucesso da rede vizinha (o amado TikTok).
Uma das grandes reclamações em relação a rede social da Meta ultimamente são as poucas interações reais entre as pessoas. Muita gente tem sentido que o Instagram não é mais formado por uma comunidade de amigos que querem, realmente, saber mais da vida um do outro.
Muitos usuários relatam que, por conta dessa dinâmica, começaram a se sentir desconfortáveis em compartilhar sobre a vida pessoal por lá. Em um vídeo viral do ano passado, uma jovem defendeu que o Instagram está cheio de ‘fantasmas observadores’. Ou seja, seguidores (muitas vezes, que são amigos pessoais) que observam cada movimento e tudo o que você está fazendo, mas não apoiam nada nem comentam.
Essa pode ser uma das razões para o desconforto: o medo e a vergonha de ser julgado por pessoas que estão ali só para julgar. No calor do momento, você posta, ignorando esse fato, mas depois vem a consciência disso e se arrepende.
Mas então por que ainda nos expomos?
Tirar fotos sempre foi uma formar de registrar bons momentos e preservar memórias, mas com as redes sociais as imagens postadas se tornaram uma maneira de buscar por validação. Já reparou isso? Quantas vezes você postou uma foto esperando likes e comentários? E o quanto isso mexe com sua autoestima?
Os posts ajudam na construção de uma narrativa pessoal, já que eles servem como um comunicado de quem somos, ou melhor, como queremos ser percebidos pelos outros. Pode ser muito legar ter uma identidade nas redes, mas você tem que pensar se o que está postando, ainda mais no calor do momento, não é uma forma de buscar validação e de criar uma imagem muito legal para o outro. Um like não te faz mais especial, assim como a falta dele não significa que você não é interessante.
Antes de postar, faça um autoquestionamento
Para evitar a “ressaca digital”, é preciso postar com mais consciência. Estas perguntas podem te ajudam a refletir:
Você está vivendo de fato suas experiências ou só está fazendo para postar?
Você está postando para se conectar ou para obter validação?
Você se sentiu exposta porque postou além do que acha necessário ou se arrependeu pelo medo do julgamento?
Reflita!