Regra dos 5 minutos define quando você deve comentar a aparência alheia

Se a pessoa não puder consertar ou alterar o que você apontou, o seu comentário irá causar mais dano do que benefício. 🚨

Por Mavi Faria 18 Maio 2025, 20h00
A

pontar uma característica na aparência da outra pessoa quase nunca é uma boa ideia. Comentar o peso, mesmo que elogiando, falar sobre formato do nariz ou o tamanho da boca, por exemplo, podem ser gatilhos para um sofrimento interno do outro quanto sua própria aparência que, muitas vezes, não temos conhecimento.

Ainda mais em momentos onde vemos que alguma coisa não está certa, encontrar a forma de apontar o que precisa ser consertado é muito difícil. Aqui na CAPRICHO, já até mostramos que, principalmente em casos de distorção de imagem, o melhor a se fazer é acolher e se mostrar disposto a ajudar, e não tentar mostrar que a aparência da pessoa pode estar deformada.

Além disso, comentar ou criticar o peso e a aparência dessa pessoa e de qualquer outra ao redor dela pode agravar a situação e levá-la a ser mais dura consigo sobre sua aparência.

Continua após a publicidade

 

E se você perceber que, talvez, a sua fala pudesse ajudar?

Nesses casos, a regra dos cinco minutos podem te ajudar a definir se o seu comentário é realmente necessário ou não! Nos últimos dias, a regra voltou a viralizar no TikTok após um perfil explicar diversos cenários hipotéticos e como a regra se aplicaria.

Basicamente, a regra define que você só pode comentar ou criticar algo da aparência da pessoa se puder ser arrumado em até cinco minutos. Maquiagem borrada, botões desabotoados, zíper aberto, comida no pente, penteado caindo ou sujeira no braço são coisas que, em até cinco minutos, são resolvidas, então o seu comentário será de muita ajuda.

Por outro lado, notar como a pessoa engordou ou emagreceu, que o dente dela é torno, que a roupa não está combinando para o evento, que o preenchimento labial ficou exagerado, que a cor do cabelo deixou ela apagada ou o corte de cabelo não ficou legal não são coisas que é possível resolver em até cinco minutos.

@liadiasofc

POV: REGRA DOS 5 MINUTOS | só diga algo sobre a aparência de uma pessoa se ela puder resolver nos próximos 5 minutos. Caso contrário, não diga wupper

♬ som original – Lia Dias 🎭

Continua após a publicidade

Na maioria das vezes, esses comentários indicam algo que leva anos para ser consertado – se for algo que realmente precise ser consertado. Dar essas “dicas” só deixaria a pessoa preocupada com a própria aparência e poderia desenvolver ou agravar uma baixa autoestima.

Aderir a regra a sua vida é um ato não só de empatia, mas também de respeito. E se você perceber que alguém ao seu redor está passando por um momento difícil envolvendo sua aparência, não exite em procurar pela ajuda especializada.

@jutrianda

Respondendo a @Isabelle Leite

♬ som original – JULIA TRIANDA

E você, já conhecia a regra dos cinco minutos?

Publicidade