Continua após publicidade

Quer botar silicone?

Vai turbinar os seios? Então esclareça agora suas dúvidas sobre cirurgia, cicatriz, preço e tamanho

Por Da Redação Atualizado em 4 nov 2024, 13h01 - Publicado em 17 dez 2015, 19h15

Não tem jeito, silicone virou moda. Negue, a menos que você tenha seios fartos, que nunca pensou nessa possibilidade. Atire a primeira pedra quem nunca usou um sutiã com enchimento e caprichou no decote pra ir naquela balada imperdível. Se jamais quis pôr silicone, ok, pule esta reportagem. Mas, se tem sonhado com isso, devore a matéria, porque vamos esclarecer suas dúvidas.

Antes, um toque importante: não faça nada por causa de alguém. Ou seja, não entre num centro cirúrgico e tome anestesia só porque seu namorado ama peitões ou porque os meninos com quem se relaciona acham isso fundamental numa mulher. Fundamental numa mulher é ela se aceitar, se respeitar. Portanto, caso decida colocar silicone, faça isso porque você quer (e somente por você).

O cirurgião plástico, Alberto De Luiz, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, de São Paulo, responde suas dúvidas cruéis.

1. Tem uma idade certa para colocar silicone?

O critério não é a idade e sim o desenvolvimento da mama. O ginecologista pode ajudar nessa tarefa. Menores de 18 precisam de autorização dos pais.

2. Como é a cirurgia?

Você entra em jejum no centro cirúrgico, toma anestesia local (e um remédio para dormir). O médico faz o corte, de cerca de 5 centímetros, introduz o silicone e dá pontos. Em geral, isso dura umas duas horas. Normalmente, você volta para casa no mesmo dia. Depois de quatro ou cinco dias, o médico tira o curativo, e após sete a dez dias, os pontos.

3. Onde fica a cicatriz?

Pode ficar em três lugares, dependendo de onde foi feito o corte: embaixo do seio, na aréola, ou ainda axila.

Continua após a publicidade

4. A cirurgia dói?

Em geral, não. Das operações estéticas é a que menos causa dor depois. O que pode acontecer é você colocar uma prótese muito grande e sentir algum desconforto nos primeiros dias.

5. Qual é o tamanho mais indicado?

Você e o médico devem chegar a um acordo. Alguns cirurgiões fazem um teste bem bacana antes da operação: você vai ao consultório com um sutiã sem ferrinho e sem enchimento e leva várias blusinhas, com diferentes decotes. Testa Evários tamanhos de próteses e tem idéia da que fica mais legal.

6. E se a prótese encapsular?

A cápsula em torno da prótese sempre se forma – é uma defesa do organismo a um corpo estranho. Algumas pessoas criam cápsulas mais fortes, que apertam a prótese, causando dor e enrijecimento da mama. Hematomas e infecções podem contribuir para o problema. Se isso acontecer, é preciso desfazer as cápsulas e, às vezes, trocar o silicone. Com próteses mais modernas, isso acontece cada vez com menos freqüência.

Continua após a publicidade

7. O silicone pode vazar?

Não! As próteses modernas possuem um silicone coeso, que parece uma gelatina bem firme. Mesmo que por algum motivo ela se rompa, é muito difícil o que tem dentro vazar.

8. Depois de quanto tempo pode fazer ginástica?

Os exercícios físicos mais vigorosos (lutas) só podem ser feitos depois de dois meses. Os demais, após um mês. Caminhadas estão liberadas depois de uma semana.

9. Fica muito inchado?

Não, depois de cerca de um mês desincha completamente.

10. Tem que usar sutiã?

Sim! É obrigatório até para dormir, por um mês, pois ajuda na sustentação da mama. Também é bom usar no dia-a-dia. Claro que você pode esquecer dele quando quiser abusar do decote.

11. Quanto tempo dura?

Em média, a proótese dura uns dez anos. Mas é sempre indicado checar depois de uns seis ou sete anos, ou até antes se houver necessidade.

Continua após a publicidade

12. O silicone atrapalha os exames da mama?

Não. As próteses são colocadas ou embaixo do músculo ou entre a glândula e o músculo.

13. Quanto custa?

Depende do médico e de onde será feita a cirurgia. Em geral, paga-se entre R$ 5 mil e R$ 8 mil. Planos de saúde não cobrem, mas alguns hospitais do SUS fazem cirurgias estéticas gratuitas ou por um custo baixo. As filas são imensas e pode demorar alguns anos até conseguir.

Se você tiver dúvidas, procure pelo nome do profissional no site http://www.cirurgiaplastica.org.br

CAPRICHO ADVERTE

Ouça sempre mais de uma opinião e só opere com médicos da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Publicidade