Quais cuidados tomar na primeira vez com outra garota? Veja dicas seguras
Sem o risco de gravidez, o sexo entre duas meninas pode, sim, também transmitir doenças e você precisa se proteger.

A dúvida do SOS Sexo desta vez é da M., que tem 15 anos e queria saber como se proteger se sua primeira vez for com uma outra garota.
Apesar de não haver risco de ficar grávida e de o risco de contrair HIV ser muito menor do que em uma relação entre homem e mulher, o sexo entre duas meninas pode, sim, transmitir outras doenças, como o HPV e a sífilis.
Em uma relação entre duas mulheres pode haver o mesmo tipo de interação das relações heterossexuais: troca de carícias, sexo oral e até mesmo penetração, só que feita com aparelhos ou objetos. A prevenção, portanto, deve seguir a mesma linha, certo?
Importante: se tiver penetração com objeto, tipo um vibrador, o ideal é que cada uma tenha o seu para usar. Se for compartilhar, tem que ser de camisinha para não correr o risco de transmitir possíveis doenças de uma para outra. Se, no entanto, só rolar algo com os dedos, o ideal é que as unhas estejam sempre aparadas e bem cortadas para não machucar a parceira. E, claro, preze pela higiene: procure estar com as mãos limpas, por exemplo.
No sexo entre duas meninas, ainda é preciso tomar um pouco mais de cuidado durante o período menstrual. É que o sangue é um importante transmissor de DSTs. O risco de contágio, portanto, aumenta se uma das meninas estiver menstruada.
Como em toda relação, é bem importante que você tenha muita liberdade e intimidade com a sua parceira, para tirar dúvidas e pedir a proteção adequada. Quando for ao ginecologista, conte a ele sobre sua opção sexual. Ele pode te ajudar com mais informações e te deixar mais segura para viver essa experiência.
Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!