Quase um Lego: Google vai vender celular desmontável em 2017

Entenda como vai funcionar aparelho modular Ara

Por Marcela Bonafé Atualizado em 24 ago 2016, 13h47 - Publicado em 25 Maio 2016, 11h40

Imagine que legal ter um celular mais ou menos como um Lego, que você pode montar da maneira que achar melhor?! No próximo ano, isso será possível. O protótipo do Project Ara, primeiro celular desmontável, foi mostrado durante o evento Google I/O. A nova tecnologia consiste em um aparelho que te permite trocar módulos como o da câmera, da bateria e do alto-falante. 

Se você não fizer questão de uma câmera com resolução tão boa e preferir investir em um som de qualidade, por exemplo, pode fazer a mudança. Um detalhe muito legal é que os módulos se soltam por comando de voz. Durante a demonstração, Rafa Camargo, engenheiro líder do projeto, disse: “Ok, Google. Ejete a câmera”; e isso foi o suficiente para removê-la. Olha que legal:

Em entrevista ao site Cnet, Camargo conta que o protótipo inicial, na verdade, permitia a troca de exatamente todos os componentes do celular, inclusive do processador. No entanto, eles mudaram de ideia depois de alguns estudos. “Descobrimos que a maioria dos usuários não liga para modularizar o sistema central. Eles esperam que tudo isso já esteja lá, consistente e funcionando sempre”, explica.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=aWW5mQadZAY%5D

O aparelho, então, já virá com esse núcleo pronto, inlcuindo o visor, e as mudanças acontecem na parte de trás, onde existem vários espacinhos para o usuário encaixar o que achar mais legal. É possível, inclusive, colocar módulos iguais de uma vez. Já pensou que maravilhoso incluir várias baterias? Ou quase transformar o celular em uma caixinha de som com vários alto-falantes?! 

Ainda não se sabe qual será o preço do celular e dos módulos, mas já dá para perceber que vem por aí um novo mundo de possibilidades, né?! Ficou interessada?

Continua após a publicidade

Publicidade