Preta Gil nos ensinou sobre amizade e afeto como ninguém
As amizades que ela cultivou durante toda a vida foram rede de apoio até o fim, e mostraram a potência do amor não romântico

“Em pleno Dia do Amigo, partiu alguém que era a própria definição de amizade“, escreveu a influenciadora Thaynara OG sobre a partida no último domingo (20) de Preta Gil, quem ela descreveu como “generosa, acolhedora e amada por todos”. A coincidência dolorosa e os adjetivos foram destacados por mais outras dezenas de pessoas próximas da cantora, como Bruna Marquezine que agradeceu à amiga por “lhe enxergar, acolher e trazer para perto” e por todo afeto, risadas e leveza.
Angelica também destacou como Preta era uma amiga presente, generosa, leal. “Uma irmã que a vida me deu, dessas que a gente escolhe e leva pra sempre no coração. Preta era abraço, era festa, era papo profundo e riso solto. Era conexão de alma, dessas raras”, escreveu em texto emocionante nas redes sociais.
A importância do afeto e da amizade tão presente nos relatos dos amigos enlutados tem ficado mais em evidência, principalmente quando falamos sobre mulheres. Em uma cultura que o amor romântico é colocado no centro, incentivando a deixar outras relações em segundo plano, olhar para os amigos com tanto cuidado e sensibilidade, como Preta fez, é remar contra a maré e inspirar amor e afeto.
A cantora falou bastante sobre isso após traição e abandono do ex-marido em meio ao se diagnóstico de câncer. Infelizmente, o que aconteceu com ela está longe de ser uma exceção: de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, 70% das mulheres diagnosticadas com câncer lidam com o abandono do parceiro durante o tratamento.
Em entrevista à Quem, no início do ano passado, ela disse que seus amigos e amigas, junto à família e os fãs, formaram uma rede de apoio muito grande e “lhe salvaram” naquela momento difícil. “A gente coloca muito a expectativa no amor romântico, mas nossos maiores amores são os nossos amigos, nossas amigas”, refletiu na época.
E todas essas amizades, que ela cultivou e cuidou tanto ao longo da vida, tiveram ali até o último momento, como contou uma das melhores amigas de Preta, a atriz Carolina Dieckmmann em post de despedida: “Te fazer carinho – incessantemente – esses últimos 4 dias, estar tão perto, com você…Foi o maior presente do mundo”, escreveu. E finalizou: “Digam eu te amo a quem vocês amam…Essa é a lição. Esse é o legado. Isso é Preta Gil.”
Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.