Continua após publicidade

Pra que vou usar isso na vida? Um desabafo sobre os dramas do Ensino Médio

"Quando somos forçados a aprender algum assunto particularmente difícil para nós, muitas vezes duvidamos do nosso valor"

Por Blog da Galera Atualizado em 30 out 2024, 15h52 - Publicado em 16 jun 2022, 10h02
topo galera ch
Barbara Marcantonio/CAPRICHO

Oi, gente! Giovana Alonso por aqui! Hoje vim fazer um desabafo sincerão sobre estudar e estar no Ensino Médio. Acho que alguém pode se identificar, afinal, quem nunca parou no meio de uma aula de matemática, viu a professora escrevendo uma fórmula monstruosa na lousa e pensou: “Jesus, quando eu vou usar isso na vida real?!”. Ou então ficou doido na hora de fazer a redação?

fundo texturizado em tons pastéis de roxo, rosa, amarelo e laranja. Sobreposição de uma foto de caderno e canetas.
Gi Alonso/Arquivo Pessoal/CAPRICHO

Semana que vem tenho um monte de provas, então estou estudando muito. Acontece que, nesses momentos, tem uma coisa que não sai da minha cabeça: a dúvida sobre a real utilidade do que aprendemos na escola. E conversando com minhas amigas, percebi que esse é um questionamento recorrente entre os estudantes, principalmente para quem está no colegial.

Óbvio que não dá para negar o importantíssimo papel da educação. Saber ler, escrever, desenvolver pensamento crítico e até fazer cálculos (por exemplo, sabia que a fórmula de Bhaskara é muito importante para a economia e para o desenvolvimento de jogos?), são coisas essenciais para que possamos conhecer e participar ativamente do mundo à nossa volta. Além disso, sempre tem aquela matéria favorita que realmente prende nossa atenção e nos faz querer aprender – no meu caso, é a literatura. 

Continua após a publicidade

O problema, principalmente durante os anos finais da escola, é a sobrecarga que encaramos de conteúdos altamente complexos e específicos. Sinto falta que nos expliquem os porquês e para que vamos usar tantos conceitos. Com essa enxurrada de conteúdo, a confusão logo se converte em revolta. Quem nunca se debulhou em lágrimas por não entender algum assunto? E isso é muito complicado, né?

Cada um de nós é único! Alguns são muito bons em física, outros têm mais facilidade encarando textões de Machado de Assis, e é essa diversidade que deixa a vida interessante. Quando somos forçados a aprender algum assunto particularmente difícil para nós, muitas vezes duvidamos do nosso valor. Nem sempre as explicações dos professores são as que mais se aproximam do nosso estilo de aprender, o que também pode tornar a experiência escolar um verdadeiro sofrimento às vezes. 

Se você também se sente desse jeito de vez em quando e se pega pensando sobre essas coisas, saiba que você não está sozinho!  Eu, meus colegas, e aposto que todo estudante já teve seus momentos de crise. Acredite no seu potencial e nunca duvide da sua capacidade só por não se encaixar em determinado padrão. Eu sei que é difícil, mas essa fase vai passar!

Continua após a publicidade

Espero que você possa ter encontrado algum conforto com este desabafo e que não esteja desesperada na véspera de uma semana de provas, como é o meu caso. (risos nervosos)

Um beijo e um queijo!

Ah! E me deseje sorte <3

Publicidade