Por que temos tanto medo de palhaço? Há uma explicação para isso
E a explicação é simples: a gente não gosta e ponto. Brincadeirinha! Existe mesmo uma razão médica para isso.
Você pode não saber, mas, provavelmente, sofre de coulrofobia. Há grandes chances de conhecer alguém que sofre desse mal também. Sam Winchester sofre disso, assim como Evaristo Costa. Ainda não matou a charada? A gente explica. Coulrofobia é o termo técnico usado para classificar aquelas pessoas que têm uma coisa em comum: medo de palhaço.
Na maioria das vezes, essa fobia é consequência de um trauma, que pode vir desde a infância. Vai me dizer que nunca bateu um certo medinho do Ronald McDonald? Com essa onda de aparições de palhaços assassinos ao redor do mundo, não está fácil para os coulrofóbicos. Kevin Bennett, psicologista da Universidade do Estado da Pensilvânia, concedeu uma entrevista ao New York Post e explicou porque nós temos tanto pavor dos queridinhos do circo.
“Existe um elemento sinistro na personalidade do palhaço que foi explorada pelos filmes de terror e pela TV nas últimas três décadas”, afirma o especialista. No caso, essa característica é justamente a que vem preocupando tantas pessoas e tantos governantes: a de os palhaços serem assassinos. Para Bennett, o cinema transformou aquele personagem inofensivo e até mesmo divertido dos picadeiros em seres misteriosos, com desvio de caráter e bastante assustadores. Os longas It – Obra Prima do Medo e Palhaços Assassinos do Espaço Sideral e seriados como American Horror Story contribuem para que a gente desconfie ainda mais dessas figuras.
Outra explicação dada pelo psicólogo é que os palhaços, principalmente esses mais apavorantes, têm algo de muito humano, mas, ao mesmo tempo, algo de muito fictício. Para explicar tal sensação, o especialista usa como exemplo as estátuas dos museus de cera. Algumas são tão reais que dão um certo frio na espinha, né? É a mesma sensação que temos com os palhacinhos. Essa desconfiança que nos causa um certo desconforto é chamada de vale misterioso. “Alguns palhaços caem nesse vale. Eles estão tão perto de serem humanos, mas também a apenas uma sombra de não serem. Do ponto de vista da psicologia, isso é o que os os torna mais assustadores”, afirma.
E você, faz parte dessa gigante parcela da sociedade que M-O-R-R-E de medo de palhaço?
+ Leia mais: A verdade por trás dos palhaços assassinos. Real ou publicidade?