Por que relacionamentos entre duas mulheres são tão intensos?

Jovens lésbicas trouxeram essa discussão nas redes sociais, com pontos interessantes para refletir sobre as relações

Por Juliana Morales Atualizado em 1 abr 2025, 16h22 - Publicado em 23 mar 2025, 17h00
V

ocê já deve ter escutado a brincadeira de que “lésbicas são emocionadas”. A influenciadora Miwa, que fala sobre relações internacionais nas redes sociais, e também é conhecida como “lésbica de RI”, levantou essa discussão com seus seguidores algumas semanas atrás. No vídeo, ela questiona: por que relacionamento entre duas mulheres são tão intenso? “Essa é uma pergunta real e genuína de mim, uma mulher que se relaciona com outras mulheres”, diz.

Ela descreve que a relação e o sentimento parece “tão intenso que ela vai explodir” e nem sempre isso é bom. “Não existe love bombing sapatão, é apenas um dia”, brinca, mas depois aponta que esse é, sim, um problema. Como já explicamos aqui na CAPRICHO, o love bombing é um “bombardeio de amor”, ou seja, quando alguém dá uma dose enorme de atenção e carinho no começo, mas depois cansa.

O problema para identificar essa armadilha é que ela pode ser confundida com paixão, que é um sentimento arrebatador. E, quando acontece com casal de mulheres, que é comum que a dinâmica da relação seja mais intensa mesmo, pode ser ainda mais difícil identificar.

Continua após a publicidade

Mas por que é tudo tão intenso e rápido no relacionamento entre duas mulheres?

Para Miwa, uma das explicações para isso é que “duas mulheres se entendem num nível quase espiritual, muito mais do que um homem e uma mulher”. “Porque temos diferenças fundamentais, e eu não estou falando de biologia, estou falando de sociedade”, explica. A estudante de RI destaca que existe uma diferença muito grande em como homens e mulheres são criados, e isso faz com que seja muito difícil que um homem se identifique 100% com um experiência feminina, assim como uma mulher não vai se identificar com questões específicas de uma vivência masculina.

“E está tudo bem, relacionamento (héteros) dão certo apesar disso ou por causa disso, mas por isso, às vezes, eu acho que é muito mais demorado um homem e uma mulher pegarem uma intimidade assim, comparado com duas mulheres”, afirmou.

@miumiix

amigas contem pra mim pq quero saber (e quem sabe venho lançar conteúdo sobre isso) #wlw #lgbt #lesbicastiktok🌈

♬ som original – miwa | lésbica de RI 🏳️‍🌈

Continua após a publicidade

A estudante de psicologia Mariana Amaro também abordou o tema em um vídeo no TikTok, expressando sua opinião, a partir de suas vivências também. Ela lembra que, apesar das relações entre mulheres terem dinâmicas em comum, é preciso lembrar que cada indivíduo é único e tem experiências individuais. Tem pessoas que vão querer começar relações mais rápido, outras com mais calma.

“Mas não podemos ignorar esse discurso que é muito presente que relações entre duas mulheres são muito intensas, começam muito rápido, está namorando há um mês e já moram juntos, já adota gato. A gente não vê esse padrão acontecendo muito em relacionamentos heterossexuais. Segundo Mariana, não podemos ignorar também um fator social e cultural que interfere nessa questão: a forma de socialização entre mulheres e homens é totalmente distinta.

“A forma como uma mulher se desenvolve na sociedade e passa pelo processo de subjetividade, entende o mundo, se comporta no mundo é completamente diferente da de um homem”, explica. Ela ressalta que as mulheres são ensinadas, desde cedo, a colocar o amor romântico no centro da vida. Já os homens não são estimulados a falarem sobre seus sentimentos e a serem vulneráveis.

Continua após a publicidade

“Quando pegamos duas pessoas, que por mais que sejam diferentes, por serem do mesmo gênero tiveram o processo de socialização e produção de subjetividade muito mais parecido do que se fosse um homem e uma mulher. Então, é claro que teremos uma dinâmica diferente, mais vulnerável, intensa e verdadeira”, diz.

Na opinião de Mariana, segundo o que ela vivencia e escuta de amigas, as relações sáficas são mais verdadeiras porque as mulheres conseguem ser mais transparentes e verdadeiras quando se relacionam com outras mulheres. De acordo com ela, nos relacionamentos héteros, há mais joguinhos, enquanto a amizade, algo muito importante em relações amorosas, está mais presente em casais sáficos. “Em um mês com uma mulher, você descobre muito mais de uma mulher do que se você estivesse em um dinâmica heteronormativa”, opina, lembrando que isso não é necessariamente uma regra.

@maritica_

Respondendo a @rвsшag_05 ⚢ esse assunto tem tantas camadas falaria por horas

♬ som original – maritica

Continua após a publicidade

 

E aí, o que você acha dessa discussão?

Publicidade