Continua após publicidade

Por que ‘pronomes’ viraram piada nas redes e devemos discutir sobre isso

No vídeo viral feito pelo Matheus Mazzafera, famosos respondem tudo, menos quais são seus pronomes. Entenda a polêmica

Por Bruna Nunes 26 out 2023, 12h09

O youtuber Matheus Mazzafera causou nas rede sociais após fazer pegadinha com famosos usando pronomes como tema. No vídeo publicado, ele aparece perguntando pra galera: “pronome?” e, em seguida, recebendo respostas mais que inusitadas, como “Corinthians”, “vamos galera, mulheres!” e até mesmo pessoas respondendo com seu sobrenome ou apelido – quando na verdade, estava se referindo aos pronomes pessoais, como ela/dela, ele/dele e os neutros: elu/delu.

No viral, nomes como Flay, Tays Reis, Val Marchiori, Biel, Gabi Martins e a vencedora do BBB 23, Amanda Meirelles, respondem coisas bem inesperadas. Biel, que é um homem CIS, foi um dos convidados que chegou perto, dizendo: “caraca, faltei nessa aula de português cara…Pronome? Ela”.

Como pronome serve para se referir ao gênero que você se identifica, Monica Salgado e Julia Puzzuoli acertaram ao responderem “ela/dela”. A ex-fazenda Kerline, chegou até a responder que estava em uma pegada “meio CIS”… Socorro!

Continua após a publicidade

É claro que a internet ficou chocada com a “falta de informação” das celebridades, principalmente por fazerem parte de uma classe que tem acesso a esse tipo de informação, né?

O que são pronomes pessoais?

Para quem não sabe ou não lembra, pronomes pessoais têm a finalidade de determinar como se referir sobre alguém no aspecto de gênero. Exemplo: se você é uma mulher, seu pronome é ela/dela.

Continua após a publicidade

No contexto social, os pronomes de cada um são reforçados para que pessoas trans e não binárias se posicionem contra transfobia, pois já deixam suas identificações explícitas.

FOI ARMAÇÃO?

Depois de toda a polêmica, Flay apareceu em seus stories para justificar sua resposta: “Mazzafera agora tá tirando uma com a gente, botando a gente de burra no vídeo, só que ele chega, faz um monte de pergunta e no meio ele joga ‘pronome’, aí a gente fala ‘hã?’ aí ele vai e fala ‘sei lá, um time, um bordão’”, contou a cantora.

Independente de ser 100% pegadinha ou não, esse é um tema sério para muita gente, que passa por transfobia por parte de pessoas que simplesmente insistem em usar o pronome diferente do que identificado por pessoas trans e não binárias. Vídeos como esse do Mazzafera demonstraram a defasagem e o desinteresse de pessoas CIS pela pauta.

Continua após a publicidade

Vamos nos informar mais, né, galera?

Publicidade