Por que estão dizendo que namorar é motivo de vergonha hoje

Meninas e mulheres mais jovens começaram a deixar os relacionamentos no off, sem que ele interfira na sua personalidade e redes sociais

Por Mavi Faria 3 nov 2025, 15h11
T

er um namorado hoje em dia é vergonhoso? Se você navegou pelo X (ex-Twitter), pelo TikTiok ou pelo Instagram nos últimos dias, deve ter se deparado com diversos relatos e argumentos contra ou a favor de manter o relacionamento escondido das redes sociais. Nos comentários, a galera, especialmente meninas e mulheres, vem defendendo que a Geração Z está remodulando o impacto e a interferência da relação amorosa na vida social da pessoa.

A discussão começou após a publicação de uma matéria da Vogue britânica na última semana, com o título: ‘Ter um namorado é embaraçoso hoje em dia?’ . No texto, a autora discute sobre como jovens mulheres tendem a deixar o namoro escondido de suas publicações, em um movimento contrário ao de gerações mais antigas, em que o relacionamento se tornava o centro da vida social e privada da pessoa — inclusive de sua personalidade.

Em alguns relatos trazidos no artigo, a autora mostra como usuárias das redes estão se afastando de perfis de mulheres que mantém este comportamento considerado ultrapassado, em que, ao ficarem noivas e se casarem, deixam de lado seus gostos e hobbies e o transformam em ‘ser dona de casa’ ou em ‘ser mãe’.

Meninas e mulheres parecem não só concordar com a atual vergonha da geração feminina — os namoros —, mas também admiram quem consegue não transformar toda a sua personalidade, os perfis nas redes e toda interação social no relacionamento. O objetivo é não fazer com que o seu namoro defina quem você é e, de alguma forma, reprima sua liberdade.

A criadora de conteúdo Sophie Milner relatou à Vogue que ao postar uma foto com um homem em uma viagem, já recebeu mensagens de fãs pedindo para que ela não começasse a namorar e, consequentemente, a se restringir nas redes.

Continua após a publicidade

“Estar solteira te dá essa liberdade suprema de dizer e fazer o que quiser. Claro que não se aplica a todas as mulheres, mas percebo que podemos nos tornar mais insossas e superficiais online quando estamos em um relacionamento — eu inclusive”, explica.

Fazer esse movimento pode até parecer simples, mas é mais complexo do que imaginamos porque te instiga a ir contra a maré e costumes muito antigos. Uma usuária do X expôs sua admiração a quem consegue deixar o relacionamento como “um detalhe da vida dela, não o todo… vc nem sabe se ela tem relacionamento pq ela vive a vida dela com personalidade independente de”.

De um lado, uma galera defende que a responsabilidade para esse movimento atual é dos próprio homens, que, segundo um comentário no X, são “moralmente corruptos”. “Parece uma traição porque nós sabemos, na realidade, que a maioria dos homens são misóginos. É embaraçosos porque homens não são progressistas, então parece que nós somos traidoras”, escreveu, sobre quando meninas transformam suas personalidades nos relacionamentos. E não é só ela que carrega esse medo de ser envergonhada pelo parceiro.

Continua após a publicidade

Em Please Please Please, Sabrina Carpenter transforma em música um pedido profundo: clama ao namorado que ele não a envergonhe na frente dos amigos, da família e dos fãs, que não a traia nem a machuque, como tantos homens fazem. “Prometi pra eles que você é diferente / E todo mundo erra, mas simplesmente não erre / … / E por favor, por favor, por favor / Não me faça derramar lágrimas quando acabei de fazer uma maquiagem tão linda / Coração partido é uma coisa / Meu ego é outra / Eu te imploro: Não me envergonhe”

Continua após a publicidade

Por outro lado, meninas e mulheres defendem que há uma percepção geral de que sua individualidade é maior e mais importante do que um relacionamento que, por mais bom e saudável, faz parte de uma pequena fração de quem você é. Em outro comentário, uma jovem defendeu que acha ainda mais vergonhoso quando uma menina usa o status amoroso como uma grande conquista ou sucesso — como se tivesse sido uma escolhida preciosa pela pessoa amada.

CH, então a galera está desestimulando o namoro?

Não exatamente. As respostas nas redes sugerem que, quando em um relacionamento, o melhor parece ser deixar fotos e publicações declarando o amor em off, fora do alcance das pessoas. Além do sentimento entre mulheres de que homens não estão sendo confiáveis para serem assumidos como seus parceiros e de que, ao fechar um relacionamento, a jovem passa a ser mais reclusa e a limitar sua liberdade, muitas outras também sentem que o compartilhamento nas redes traz inveja e olho gordo, coisas que podem influenciar negativamente na relação.

Continua após a publicidade

Uma das fontes contou que em 12 anos de relacionamento sério, seus seguidores nunca conheceram a pessoa ou o rosto dela. Em entrevista para à CAPRICHO, Camila Coutinho também revelou preferir manter seus relacionamentos amorosos longe do público para preservar sua intimidade e privacidade. Ou seja, parece que independente do motivo, o comportamento que as meninas e mulheres sugerem é: deixe o seu relacionamento para você e siga fiel a sua individualidade. Parece coerente, não?

E você, o que acha sobre a vergonha de namorar dos dias de hoje?

+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade