Por mais amor e menos abandono, caça e comércio ilegal de animais
Está bem. Todo mundo sabe que nenhum animal fala. Pelo menos, não como nós humanos. É exatamente por isso que devemos fazer muito mais por cada um deles. Os animais sentem dor, fome e sede. Eles têm sentimentos e não importa a sua classe social ou a sua aparência: se você tratar o seu pet […]
Está bem. Todo mundo sabe que nenhum animal fala. Pelo menos, não como nós humanos. É exatamente por isso que devemos fazer muito mais por cada um deles. Os animais sentem dor, fome e sede. Eles têm sentimentos e não importa a sua classe social ou a sua aparência: se você tratar o seu pet com carinho, vai receber um amor incondicional em troca. Em outubro, mais precisamente no dia 4, é comemorado o Dia Nacional de Adotar Um Animal. Quem sabe este post não te inspira?
E, não, eu não estou falando apenas de gato ou cachorro. Claro, você não pode criar certos animais em casa e é muito importante que você respeite a Lei. Além de ser proibido, algumas espécies, principalmente as de animais selvagens, não foram feitas para viver entre quatro paredes. A verdade é que muitos seres humanos só pensam em dinheiro. Eles capturam animais silvestres, como é o caso da Arara-Azul, para praticar o comércio ilegal. Em países como China, Taiwan e Japão, onde o consumo de barbatanas de tubarão em sopas é muito grande, os caçadores atraem os tubarões para perto dos barcos, arrancam suas barbatanas e depois os jogam novamente ao mar, sangrando. Sem a barbatana, eles não conseguem sobreviver e morrem sem conseguir lutar por suas vidas. A prática, chamada Shark Finning, já foi proibida em alguns locais, mas nós sabemos que há sempre alguém disposto a burlar a lei.
Um caso recente envolvendo animais e crueldade humana aconteceu no final de 2013, quando descobriram que o Instituto Royal, localizado em São Roque, interior de São Paulo, estava fazendo testes laboratoriais em cachorros, por exemplo. Para você ter uma ideia, durante a primeira invasão de ativistas ao Instituto, mais de 178 cães da raça beagle estavam sendo usados como cobaias. Eu sempre me pergunto: o que será que se passa pela cabeça desses bichinhos? Porque eles podem não falar, mas, com certeza, sentem tamanha dor e crueldade.
Admiro muito as pessoas que dedicam parte do seu dia a dia à causa animal. Ou que simplesmente tratam com carinho seus pets. Por isso, separei uma lista de ONGs que você pode ajudar, contribuindo com doações ou até mesmo adotando um bichinho. Olha só:
SÃO PAULO
– Cão Sem Dono
– Arca Brasil
– AMPARA Animal
RIO GRANDE DO SUL
– SOAMA (Sociedade Amigos dos Animais)
RIO DE JANEIRO
– SUIPA (Sociedade União Protetora dos Animais)
DISTRITO FEDERAL
– Adote Um Pet
BAHIA
– ABPA (Associação Brasileira Protetora dos Animais)
RONDÔNIA
– Associação Protetora dos Animais Desamparados – Amigos de Patas
Além disso, criei um grupo no Facebook especialmente para fazer este post. Muitas meninas enviaram suas fotos com seus pets, para te lembrar de que os animais precisam de amor e carinho. Meu grande sonho é ter um sítio onde eu consiga ajudar muitos animais: tira-los das ruas, dar alimento, água, abrigo, assistência médica e reabilitá-los para adoção. Sei que o projeto vai levar tempo, mas sei que ele é totalmente possível.
Quem aqui tem bichinho de estimação? Vocês também acham terríveis essas crueldades que alguns fazem com eles, como abandoná-los sem rumo por aí?
Beijos,
Isabella Medeiros